Busque abaixo o que você precisa!

Dr. Aloísio questiona número de cirurgias eletivas divulgado pelo Estado

Por Luciana Meneses / ALECE

 

Deputado Dr. Aloísio (União) - Foto: Junior Pio

 

O deputado Dr. Aloísio (União) questionou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta quarta-feira (19/06), os números das cirurgias eletivas do Ceará divulgados pelo site FastMedic.

Segundo o parlamentar, consta que o estado do Ceará realizou, no ano de 2023, um total de 66.101 cirurgias eletivas, fazendo uma média de 5.500 por mês. “Porém, no dia 31 de janeiro deste ano, a fila estava congelada. Até o mês de abril, tínhamos um pouco mais de 21 mil cirurgias realizadas, mas hoje consta que foram realizadas 59.921. O que aconteceu? Realizaram 40 mil cirurgias, mas a fila de espera continua em 60 mil? Até que me provem o contrário, maquiaram os dados mensais”, provocou. 

Outro assunto abordado por Dr. Aloísio envolveu equipamentos culturais do município do Crato. De acordo com ele, foram gastos mais de R$ 50 milhões com o Centro Cultural do Cariri, enquanto o antigo Centro Cultural do Araripe (RFFSA) estaria “abandonado”. “O desejo do cratense claramente não foi respeitado. A nossa vontade é que o Hospital Manuel de Abreu voltasse a funcionar para atender as famílias da região e o antigo centro cultural fosse recuperado, pois se encontra abandonado e destruído”, lamentou. 

Em aparte, o deputado Felipe Mota (União) apoiou o questionamento do colega a respeito das filas de cirurgias eletivas. “Votamos pelo mutirão de cirurgias e estamos aguardando os resultados. Inclusive, gostaria de saber o que as pessoas da tecnologia da informação ganham ao mascarar esses números”, indagou. 

Já o deputado Fernando Hugo (PSD) aconselhou o colega a propor uma reunião conjunta das comissões de Fiscalização e Controle e Saúde. “Solicite essa reunião e vamos pedir que os números sejam apresentados aqui, esse é o correto. Confesso que não tenho visto esse número exuberante de cirurgias acontecer na minha Messejana, apesar de torcer para que sejam reais”, sugeriu. 

O deputado De Assis Diniz (PT), por sua vez, reforçou que os mesmos números foram anunciados pelo governador Elmano de Freitas no “Seminário de Gestores Públicos: Prefeitos Ceará”. “Não tenho dúvidas da credibilidade desses dados, pois foram apresentados pelo governador no seminário de gestores. E, principalmente, não temos como alterar esse sistema de dados”, pontuou.

Edição: Adriana Thomasi 

Compartilhar Conteúdo

444