Busque abaixo o que você precisa!

Sérgio Aguiar enaltece potencial do Nordeste na produção de hidrogênio verde

Por Lincoln Vieira / ALECE

 

Deputado Sérgio Aguiar (PDT) - Foto: Junior Pio

 

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) comentou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (19/06), notícia publicada na edição de hoje do jornal Correio Brasiliense destacando que a “região Nordeste mira futuro pós-petróleo, com produção de energia limpa”. 

O parlamentar ressaltou que o Nordeste vai investir na tecnologia para se tornar um dos principais polos globais de hidrogênio verde. “A região concentra os maiores investimentos em energias solar e eólica, em torno de 80%. Quando olharmos o futuro, na virada da década de 2020 para 2030, veremos uma importância ainda maior da região com o hidrogênio verde”, disse. 

Sérgio Aguiar concorda que o hidrogênio verde tem potencial para ser o principal combustível do futuro e se tornar o novo petróleo. “O combustível tem potencial para alimentar diversas cadeias produtivas globais e traz uma grande oportunidade para a região. No Ceará, há uma expectativa de US$ 34 bilhões em investimento”, frisou. 

O deputado citou ainda reportagem indicando o Piauí como um dos líderes do uso sustentável da energia. Conforme Sérgio Aguiar, o estado quer ser o maior polo de produção de hidrogênio verde no mundo. “O governador do Piauí, Rafael Fontele (PT), garantiu que o estado vai atrair investimentos no setor. O estado é referência em energias renováveis e o terceiro maior produtor de energia solar do Brasil”, observou. 

O parlamentar lembrou ainda fala do governador Elmano de Freitas em seu discurso de posse na Assembleia Legislativa no início de 2023. Segundo ele, “o governador disse que o Ceará é autossuficiente na produção de energia, entretanto o desafio é exportar a energia”. 

Ainda na tribuna, o parlamentar destacou a importância de debater a redução das filas de cirurgias eletivas nas comissões técnicas da Alece. Ele também comemorou a retirada de restrições sanitárias para exportação do camarão para a Europa. 

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSD) parabenizou o pronunciamento do parlamentar. Ele enalteceu a atuação do Ceará na produção e comercialização de energias renováveis. “Eu estava assistindo a um debate de políticos de Pernambuco e eu vi as falas deles reconhecendo que o Ceará avançou na produção e comercialização de energia”, celebrou.

Edição: Adriana Thomasi

Compartilhar Conteúdo

444