Busque abaixo o que você precisa!

Trabalho da Associação dos Aposentados Fazendários é reconhecido em sessão solene

Por Geimison Maia / ALECE

 

- Foto: Marcos Moura

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta segunda-feira (13/05), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos 37 anos da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec). A solenidade foi requerida pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT).

O deputado Osmar Baquit (PDT), que presidiu a mesa, ressaltou a importância do trabalho dos fazendários, que são responsáveis pela arrecadação de tributos e viabilizam a oferta dos serviços públicos e os investimentos. O parlamentar lembrou que o Ceará se destaca como o que mais realiza investimentos públicos em termos proporcionais à arrecadação - e o terceiro do País em valores totais. “É com essa arrecadação que possibilitamos fazer investimentos para mudar nossa realidade”, comentou Osmar Baquit.

Para o deputado federal Idilvan Alencar (PDT/CE), que também é fazendário, a Aafec tem um trabalho pioneiro no Estado, já que poucas instituições possuem entidades representativas dos aposentados. Ele também enfatizou a atuação dos servidores da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz), responsáveis pela arrecadação dos recursos que financiam as políticas públicas, além de elogiar a qualidade da formação desses profissionais. “A Sefaz é uma história contínua de trabalhadores dedicados e devotados ao longo do tempo”, afirmou Idilvan Alencar. 

A presidente da Aafec, Márcia Morais Ximenes, comentou que a entidade atua na garantia de direitos dos aposentados e pensionistas da Sefaz. Ela lembrou que o momento da aposentadoria muitas vezes requer uma transição difícil, exigindo uma preparação dos servidores para este momento importante da carreira. Márcia Ximenes garantiu ainda que a atual diretoria continua empenhada na missão da Aafec, que é “atuar na defesa dos direitos e na dignidade dos associados”. 

Durante a sessão solene foram homenageados com certificados o ex-secretário da Fazenda do Ceará João de Castro Silva (in memoriam); o fundador e idealizador da Aafec, Carlos Alberto Mendonça; o tesoureiro na compra da sede da Aafec, Domingos Alves de Melo; a primeira presidente mulher da Aafec, Francisca Elenilda dos Santos; a colaboradora mais antiga da Aafec, Zenira Maria Aragão Melo; e a Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz).

Fundador e idealizador da Aafec, Carlos Alberto Mendonça - Foto: Máximo Moura

Falando em nome deles, o fundador e idealizador da Aafec, Carlos Alberto Mendonça, lembrou a história da associação e como surgiu o desejo de criá-la, inicialmente voltada para promover reuniões e encontros entre os fazendários aposentados. “Transformamos em associação, o tempo passou e estamos com 37 anos de existência”, comemorou.

Na solenidade também houve a apresentação do coral da Aafec.

Ainda estiveram presentes na mesa da sessão solene o ex-deputado Manoel Duca; a secretária do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, Sandra Machado; e o secretário-executivo do Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz), Guilherme Morais - representando o titular da Sefaz, secretário Fabrizio Gomes.

Edição: Lusiana Freire 

Compartilhar Conteúdo

444