Busque abaixo o que você precisa!

Simão Pedro defende proposta que institui o serviço do Disque-Dengue no Ceará

Por Vandecy Dourado / ALECE

 

Deputado Simão Pedro (PSD) - Foto: Junior Pio

O deputado Simão Pedro (PSD) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (21/02), proposta de sua autoria sobre a instituição do serviço Disque-Dengue no Ceará. A medida se propõe a ajudar no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, chikungunya e zika.

 

O projeto de indicação n.º 35/24 define, entre outros pontos, a operacionalização do serviço colaborativo com a população, por meio de um número telefônico gratuito e de fácil memorização, que funcionará como canal de comunicação e atendimento exclusivo para o recebimento de denúncias de focos de proliferação do mosquito no Estado. 

 

O deputado chamou a atenção para os números crescentes de casos confirmados e em investigação de dengue em outros estados brasileiros. Conforme sustentou em seu pronunciamento, o Disque-Dengue tem o objetivo de prevenir futuros surtos e epidemias que impactam "na qualidade de vida das pessoas afetadas com a doença".

 

Por meio de um canal direto e acessível à população, o cidadão torna-se um "agente ativo no monitoramento e identificação dos riscos, ampliando a capacidade de resposta das autoridades de saúde". O serviço, de acordo com o parlamentar, vai contribuir para dar uma resposta mais rápida, estimulando o envolvimento da comunidade e reunindo dados para o controle da doença no Estado.

 

"Esse é o nosso projeto que está tramitando na Casa. Tenho certeza que vai ser de grande importância para o Governo do Estado, para a nossa sociedade, para acompanhar esses casos no momento que estamos recebendo, graças a Deus, as chuvas do nosso céu", comentou Simão Pedro. 

Edição: Adriana Thomasi

Compartilhar Conteúdo

444