Busque abaixo o que você precisa!

Agenor Neto defende revisão do Plano Diretor da Saúde no Ceará

Por Narla Lopes / ALECE

 

Deputado Agenor Neto (MDB) - Foto: Junior Pio

 

O deputado estadual Agenor Neto (MDB) defendeu, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta quarta-feira (29/11), a importância de se promover uma revisão do Plano Diretor de Regionalização da Saúde, implantado no Ceará em 2019, que dividiu o Estado em cinco macrorregiões para atender necessidades da população. 

Natural do Centro-Sul, do município de Iguatu, o parlamentar reconheceu a relevância de sua região e o Vale do Salgado integrarem a macrorregião do Cariri. No entanto, enfatizou a necessidade de desmembrar as já existentes, criando mais cinco, para que o Estado passe a contar com um total de dez macrorregiões. Para isso, informou que deu entrada no pedido de revisão da Lei Estadual nº 17.006/2019, que dividiu o Estado, segundo ele, em apenas cinco macrorregiões. 

“Demos entrada no requerimento e solicitamos audiência pública na Comissão de Saúde para que possamos ter a macrorregião do Crateús, Itapipoca, da Serra da Ibiapaba, da Região do Maciço do Baturité e do Centro-Sul e do Vale do Salgado”, destacou. O parlamentar pediu o apoio dos demais deputados para que entendam a importância de se discutir a questão e ouvir a população dessas regiões sobre suas necessidades.

A medida, segundo Agenor Neto, otimizará a gestão, terá ações mais rápidas e representará efetivamente essas localidades “Entendo muito bem dessas necessidades porque sou nascido e criado no Centro-Sul e entendo de todas essas localidades”, destacou.

O parlamentar também enfatizou os esforços do governador Elmano de Freitas para aprimorar a área da saúde, mencionando o Programa Nacional de Redução de Filas, que já realizou 50 mil cirurgias este ano, e o investimento de aproximadamente R$ 270 milhões para a implementação do Plano Estadual de Oncologia no Ceará.

Edição: Adriana Thomasi

Compartilhar Conteúdo

444