Busque abaixo o que você precisa!

De Assis Diniz defende plano para reduzir impactos do El Niño no Ceará

Por Lincoln Vieira / ALECE

 

Deputado De Assis Diniz (PT) - Foto: Junior Pio

 

O deputado De Assis Diniz (PT) anunciou, na manhã desta quarta-feira (29/11), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que o governador Elmano de Freitas determinou aos órgãos públicos estaduais a construção de um plano de contingência para reduzir os impactos do El Niño no Ceará. 

Segundo ele, em 2024, o Ceará tem 56% de probabilidade de receber os impactos do El Niño de modo “forte e severo”. O parlamentar ressaltou que a informação exige a elaboração de um conjunto de medidas para reduzir os impactos junto à população rural. “Nós temos que nos preparar para que em 2024 possamos assegurar a qualidade e não sofrermos um impacto danoso”, defendeu. 

O deputado salientou que os demais governadores do Nordeste também têm monitorado o El Niño nos últimos quatro meses. Ele assinalou que o objetivo é transmitir as medidas ao Governo Federal para assegurar o suporte necessário na redução dos impactos, entre eles, a estiagem. “Só sabe quem conviveu sem água, vendo o sofrimento dos animais. Temos sim que ter medidas importantes, como a instalação de poços, mas um conjunto de medidas”, reforçou. 

De Assis Diniz assinalou a importância do plano de contingência. Para ele, o “plano de ações é fundamental para proteger o rebanho animal e a sociedade”. 

Em aparte, o deputado Moésio Loiola (Progressistas) sugeriu a inclusão na pauta de discussão da instalação de poços profundos nas comunidades do interior do Estado. Para ele, o equipamento é uma solução para “resolver um problema áspero e difícil”. 

O deputado Almir Bié (Progressistas) também se associou com De Assis Diniz. O parlamentar concordou com Moésio em discutir a instalação de poços profundos e ainda sugeriu a aquisição de dessalinizador para distribuir a comunidades no interior. 

O deputado Missias Dias (PT) ressaltou que os parlamentares, junto aos gestores públicos, precisam se comprometer em solucionar os problemas hídricos do Estado. “É triste acordar cedo e não ter água para seus animais e para a sua casa”, lamentou. 

A deputada Jô Farias (PT) parabenizou De Assis Diniz pelo pronunciamento. Ela disse que se une à preocupação do parlamentar para “garantir vida” ao povo cearense. 

Edição: Adriana Thomasi

Compartilhar Conteúdo

444