Busque abaixo o que você precisa!

Agenor Neto alerta para falta de ações do Governo contra seca

Dep. Agenor Neto (PMDB)Dep. Agenor Neto (PMDB)Foto: Máximo Moura

 
O deputado Agenor Neto (PMDB) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (23/06), a falta de ações do Governo do Estado no enfrentamento da seca no Ceará. Segundo ele, não houve planejamento por parte do Governo para minimizar a estiagem no interior e na capital do Ceará.

O parlamentar ressaltou que o Ceará passa pelo quinto ano de seca consecutivo e que o Estado teve bastante tempo para se preparar. “Este mês, chegou a notícia de que vamos ter racionamento de água na Capital. Por que não foi feito nada antes? Foi um grande despreparo. Um desgoverno”, afirmou.

Agenor Neto salientou também que o Governo vai perfurar poços profundos em Fortaleza, mas, para o parlamentar, a ação deveria ter sido feita antes. “Parece que a seca começou hoje, mas estamos vivendo assim há cinco anos. Deveriam ter feito campanhas de conscientização e um grande planejamento, para não chegarmos ao colapso”, disse.

O deputado, durante pronunciamento, destacou ainda uma audiência pública realizada no município de Orós, que debateu ações para a estiagem e a liberação da válvula do açude. “O que vimos foram cidadãos revoltados pela falta de ação do Governo, que poderia ter trabalhado mais para o povo necessitado do interior do Estado”, pontuou.

Em aparte, o líder do Governo, deputado Evandro Leitão (PDT), salientou que o Governo fez todo um planejamento, junto com a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).  “Toda a questão hídrica do Estado está sendo monitorada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário. O Governo tem grande preocupação e está realizando todas as ações para o enfrentamento da seca”, afirmou.

O deputado Capitão Wagner (PR) destacou mensagem do Governo que retira R$ 5 milhões da obra do Cinturão das Águas para colocar em outro setor. “É preciso explicar esse projeto”, disse.

Já o deputado Carlos Matos (PSDB) classificou o Governo de “inoperante e lento”. “As ações de combate à estiagem já deveriam ter sido feitas”, apontou. O deputado Roberto Mesquita (PSD) observou que as medidas estão sendo estudadas e implementadas pelo Estado. “A seca é uma grande preocupação e, por isso, o Governo está trabalhando. Precisamos reconhecer que existe dedicação 24 horas por dia”, pontuou.

Para o deputado Fernando Hugo (PP), ações para o enfretamento da seca estão sendo tomadas pelo Estado. O deputado Danniel Oliveira (PMDB) frisou que as medidas preventivas deveriam ter sido tomadas com antecedência. O deputado Ely Aguiar (PSDC) ressaltou que a perfuração de poços na Capital é uma ação que pode resolver parte do problema da seca.

De acordo com o deputado Tomaz Holanda (PMDB), projeto de sua autoria, apresentado em 2009, dispõe sobre a perfuração de poços e a construção de pequenos açudes na Capital.

GM/AT

Compartilhar Conteúdo

444