De Assis Diniz ressalta abertura de inscrição para edital do Fedaf nesta quarta-feira
Por Gleydson Silva / ALECE
Deputado De Assis Diniz (PT) - Foto: Junior Pio
O deputado De Assis Diniz (PT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quarta-feira (30/08), a importância do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf) para o setor agrário do Ceará e das famílias que atuam no segmento. O prazo para inscrição no edital começa hoje e segue até o dia 19 de setembro.
De acordo com o parlamentar, o fundo tem o objetivo de fomentar, a partir de uma manifestação de interesse, o desenvolvimento das cadeias produtivas e garantir, em condições especiais, que o agricultor tenha acesso a recursos e suporte financeiro. “Esse edital é uma das políticas, que ao longo dos últimos 27 anos está em curso no Ceará. A origem do recurso vem do Programa Hora de Plantar, onde o agricultor familiar recebe uma quantidade e paga um percentual de 30% a 50% do total de sementes que ele recebeu. Isso vai gerando para dentro do fundo um capital, que é aberto a partir de manifestação de interesse”, explicou.
De Assis Diniz destacou que o edital é constituído de nove fases. Até o momento já se passaram as fases de lançamento; impugnação (sem nenhum registro); análises de impugnações; inscrição (iniciando nesta quarta-feira); e aproxima etapa, a análises das inscrições. “É importante a análise dessas manifestações de interesse. Há um comitê formado, plural, para que tenhamos isenção para o julgamento”, disse.
O Fedaf pode receber inscrição, conforme o deputado, de pessoas físicas, que terão acesso a crédito de até R$ 30 mil, com juros de 1% ao ano, e bônus de adimplência de 50%. Já para pessoa jurídica, o limite de valor por projeto individual é de R$ 100 mil, também com juros de 1% ao ano. “Isso faz uma enorme diferença nesta busca de ampliação do processo produtivo”, avaliou.
Edição: Adriana Thomasi

