Busque abaixo o que você precisa!

Augusta Brito convida para audiência pública sobre zona de litígio entre Ceará e Piauí

Deputada Augusta Brito (PT)Deputada Augusta Brito (PT)Foto: Junior Pio

 
A deputada Augusta Brito (PT) convidou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (23/06), realizada de forma híbrida, para a audiência pública no município de Poranga na próxima segunda-feira (27/06). O encontro vai tratar sobre a zona de litígio entre Ceará e Piauí, que envolve 14 municípios cearenses, a maioria localizado na Serra da Ibiapaba, que correm risco de serem desmembrados e incorporados ao Piauí.

Os municípios em disputa são: Ipu, Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Poranga, Ibiapina, Ipueiras, Ubajara, Croatá, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Crateús, Carnaubal e Poranga.

Para a parlamentar, o assunto está sendo estudado e debatido para que os municípios não sejam incorporados. “Através da Procuradoria-Geral do Estado foi pedido para avaliar todo o trabalho feito pelo IBGE. A Procuradoria, com seriedade, está trazendo novos argumentos”, pontuou.

Segundo Augusta Brito, Poranga é um dos municípios que mais sofrerão impacto. “Sessenta e seis por cento do município corre o risco de ser anexado a terras piauienses”, assinalou.

Augusta Brito também convidou os demais parlamentares a se fazerem presentes na entrega do Título de Cidadão Sambeneditense, nesta quinta-feira (23/06), ao ex-governador Camilo Santana, na Câmara Municipal de São Benedito. “A gente vai ter o prazer de entregar o Título de Cidadão a quem fez muito pela região da Ibiapaba, como a primeira universidade pública da Ibiapaba que será ampliada e contará com novos cursos, como Agronomia e Turismo”, acrescentou.

Em aparte, o deputado Marcos Sobreira (PDT) parabenizou a parlamentar pelo pronunciamento e por presidir o Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec). O parlamentar lamentou ainda que parte do município de Salitre e Araripe foi incorporada ao estado de Pernambuco sem litígio. “Agradeço, deputada Augusta, por Vossa Excelência ter conseguido agendar uma audiência entre a Assembleia do Ceará e a Assembleia de Pernambuco para que possa avançar esse diálogo. O Ceará está pagando a conta e Pernambuco recebendo recurso”, pontuou.

JI/AT

Compartilhar Conteúdo

444