Busque abaixo o que você precisa!

Tucanos dizem que momento difícil levou Lula a fazer declarações ‘descabidas’ .

BRASÍLIA — Os tucanos classificaram como “descabidas” as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em discurso nesta segunda-feira disse que “uma quadrilha legislativa implantou a agenda do caos no Brasil”. O presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), creditou a afirmação a um “momento extremamente difícil” vivido por Lula. O líder do partido na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), argumentou que o ex-presidente atacou o Congresso, “com o qual negociava na base do mensalão e do petrolão”, depois de criticar instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República (PGR).



Lula está vivendo um momento extremamente difícil. Do ponto de vista pessoal, lamento que isso o leva a dar declarações descabidas e descontroladas. Tenta desmoralizar a mesma Câmara que vem dando apoio ao governo do PT, inclusive ao seu governo. Achar que é culpa da oposição a situação dramática que vive o país é desconhecer a matemática básica. Não representamos nem 20% do Congresso. Foi sua própria base que reprovou seu governo — reagiu Aécio Neves.

Já Antônio Imbassahy disse que Lula agrediu o Ministério Público, chamou os ministros do Supremo de covardes e agora vira sua “ira” contra o Congresso:

— Lula percorre uma trajetória de tentativa de enfraquecimento das instituições. Como não teve sucesso, agora agride o Congresso. É o mesmo Congresso com o qual ele negociava na base do mensalão e do petrolão. Só que agora isso não funciona mais.

Aécio Neves afirmou ainda que Lula e o PT deveriam se concentrar em defender a presidente Dilma Rousseff no Senado:

— Não é atacando a Câmara ou a oposição que vão demonstrar que a presidente Dilma é inocente. A hora é de centrar esforços na defesa e não de transformar o processo em mais uma querela de governo e oposição. A presidente Dilma atentou contra a lei orçamentária e está passível, agora, de afastamento do mandato. O GLOBO




Compartilhar Conteúdo

444