Busque abaixo o que você precisa!

Érika Amorim destaca eventos voltados para participação de mulheres na política

Deputada Érika AmorimDeputada Érika AmorimFoto: Júnio Pio

A deputada Érika Amorim (PSD) ressaltou, durante a sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (02/12), eventos voltados para debater a importância do espaço feminino na política e nos espaços de poder.

A parlamentar informou que, no último dia 24 de novembro, esteve em Brasília para o encontro nacional do PSD. “Além do encontro, a nossa sigla participou ainda de um evento direcionado para as correligionárias mulheres após 18 meses de interação remota”, disse.

Érika Amorim, que também é presidente do PSD Mulher no Ceará, explicou que o evento, que cumpriu todos os protocolos de segurança, reuniu diversas mulheres para abordar o engajamento feminino na política e chamar a atenção para a importância das mulheres nos espaços públicos e de poder. “Dados da União Interparlamentar, com base na composição dos parlamentos de cada país na esfera federal, apresenta um ranking internacional de participação de mulheres na política: dentre 192 países, o Brasil ocupa a 142ª posição na América Latina”, afirmou.

Segundo a deputada, apesar do pequeno número de eleitas, a quantidade de candidaturas tem aumentado. “Nós somos 44% do total de filiados do PSD. É extraordinário esse número para o padrão brasileiro, e desconheço outro partido que tenha tantas militantes mulheres”, comemorou.

A parlamentar destacou ainda o lançamento do Movimento Mulheres Municipalistas no Ceará, realizado na Associação dos Municípios do Estado (Aprece), no último dia 26 de novembro. Fruto de uma mobilização da deputada Augusta Brito (PCdoB); da prefeita de Quiterianópolis, Priscilla Barreto, e demais lideranças, o evento busca ações para a maior inserção das mulheres na política e no poder. “É preciso não só querer que a mudança aconteça, precisamos de ações efetivas, e momentos como esse permitem troca, incentivo e empoderamento”, frisou.

Érika Amorim parabenizou ainda o I Encontro Estadual de Mulheres na Política, realizado na segunda-feira (29/11), na Assembleia Legislativa. A pauta trouxe uma importante mobilização para a participação feminina. “Reforço aqui o meu reconhecimento, em nome da procuradora Especial da Mulher na AL, deputada Augusta Brito, e da coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), Raquel Andrade, e a todos que fazem parte da procuradoria. Tenho orgulho de fazer parte desse time”, afirmou.

A deputada citou ainda encontros e pautas ligadas à infância e juventude. “Em Brasília, me encontrei com a gerente de projetos do Conselho Nacional de Justiça, Ivânia Ghesti, para tratar sobre o diagnóstico do Pacto Nacional pela Primeira Infância, iniciativa que visa reduzir a vulnerabilidade social e garantir os direitos das crianças de zero a seis anos”, explicou.

Ainda em Brasília, a parlamentar esteve com a coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância na Região Nordeste, deputada Tereza Nelma (PSDB/AL), em conversa sobre a inclusão da proteção à primeira infância como prioridade no Plano Plurianual (PPA) de 2020/ 2023.

“Estive ainda na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde fomos recebidos pela diretora do Departamento de Promoção e Fortalecimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciana Dantas, que também faz parte Grupo de Trabalho para a construção da Política Nacional de Qualificação de Conteúdo para a Criança e o Adolescente. JÁ na AL, a Comissão da Infância e Adolescência realizou audiência pública para debater e buscar mecanismos que melhorem as condições de trabalho dos conselheiros tutelares do Ceará. As crianças merecem atenção preferencial na sociedade”, assinalou.

GM/LF

Compartilhar Conteúdo

444