Busque abaixo o que você precisa!

AL e Unicef assinam termo de cooperação com foco na geração de oportunidades para juventude

AL e Unicef assinam termo de cooperação com foco na geração de oportunidades para juventudeFoto: Marcos Moura

 
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará assinou neste terça-feira (09/11) termo de adesão à plataforma “Um milhão de oportunidades”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa tem como foco a criação de oportunidades para jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade. 
O presidente da AL, Evandro Leitão (PDT), destacou que a adesão à plataforma corrobora com “o caminho que temos trilhado na construção de um Ceará com mais oportunidades e que persegue incansavelmente a missão de uma sociedade estabelecida na igualdade, justiça e cidadania”. 
O deputado reiterou a importância do Parlamento estadual fazer parte da plataforma e servir de exemplo a ser replicado. Evandro Leitão enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência, assim como as ações do Comitê de Responsabilidade Social da AL. 
O deputado Renato Roseno (Psol) ressaltou que os maiores desafios da sociedade são aqueles que se abatem sobre a infância e a juventude, principalmente crianças e adolescentes negros e negras das periferias. A adesão da AL à plataforma, afirmou, é mais um passo da importante parceria com o Unicef, que possibilita uma articulação para reforçar as ações de promoção de vida, de oportunidades, de justiça e direitos.
Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil, parabenizou a adesão da AL à plataforma e comentou a possibilidade de que a parceria incentive diversos outros atores sociais do Ceará a criarem oportunidades para os jovens, especialmente os mais vulneráveis. Ela afirmou que pesquisas do Fundo apontam que 23% dos jovens não têm oportunidade de estudar ou trabalhar e estão excluídas das oportunidades no Brasil. Desde 2020, quando surgiu, a plataforma já criou mais de 100 mil oportunidades, disse. 
Entre as áreas que a plataforma atua estão acesso à educação de qualidade; inclusão digital e conectividade; fomento ao empreendedorismo e protagonismo de adolescentes e jovens e acesso ao mundo do trabalho em oportunidades de estágio, aprendiz e emprego formal. Mais informações sobre a  iniciativa podem ser acessadas no site .  
Na tarde desta terça-feira também foi inaugurado o escritório do Unicef no Anexo II da AL, espaço cedido para o desenvolvimento das ações do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Ceará.
Luana Brasileiro, coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social da  AL, órgão idealizado pela primeira-dama da AL, Cristiane Leitão, e que atuará diretamente com a com a plataforma, agradeceu o apoio da presidência às ações que vêm sendo realizadas pelas Células do Comitê, que englobam áreas como sustentabilidade, cidadania, saúde e segurança no trabalho e o desenvolvimento da sociedade cearense.
Também estiveram presentes os deputados Bruno Pedrosa (PP) e Osmar Baquit (PDT), o chefe do escritório do Unicef no Ceará, Rui Aguiar, o coordenador do Unicef para o Semiárido no Brasil Dennis Larsen e Aline Andrade, do Unicef. Fizeram parte do evento ainda duas participantes do grupo Jovens Agentes da Paz (JAP), a professora Ângela Pinheiro, João Milton Cunha, do Inesp, a pesquisadora Daniele Negreiros e Vladyson Viana, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).
PUBLICAÇÃO
O livro “Meninas no Ceará: A Trajetória de Vida e de Vulnerabilidades de Adolescentes Vítimas de Homicídio”, resultado de pesquisa realizada pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência, foi lançado no evento e apresentado pela pesquisadora Daniele Negreiros. A pesquisa está disponível no site do Comitê . 
Ela elencou os eixos da pesquisa e perfil das meninas vítimas de homicídio, com informações sobre “ser menina no Ceará”, sobre as famílias, os territórios, o acesso aos direitos, assim como recomendações de prevenção. A pesquisadora reiterou que a criação de oportunidades é um caminho para que as violências que atingiram e seguem atingindo as meninas cearenses não se repitam. 
SEMANA CADA VIDA IMPORTA
O evento faz parte das atividades da 4ª edição da semana Cada Vida Importa, a Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens do Ceará, instituída em 2017 em memória às vítimas da Chacina do Curió. A programação da Semana Cada Vida Importa pode ser acompanhada pelo perfil do Comitê da AL no Instagram .

Compartilhar Conteúdo

444