Busque abaixo o que você precisa!

Sérgio Aguiar relata participação como observador das eleições no Peru

Dep. Sérgio Aguiar (PDT)Dep. Sérgio Aguiar (PDT)Foto: Máximo Moura

 
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) relatou, no primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (20/04), sua participação na missão de observação eleitoral no Peru, de 6 a 11 de abril. O parlamentar representou o legislativo cearense, por meio da Confederação Parlamentar das Américas (Copa).

Fundada em 1997, a Copa é um órgão que reúne os congressos e as assembleias parlamentares dos estados unitários, federais e federados, parlamentos regionais e organizações interparlamentares das Américas.

“Estivemos acompanhados pela deputada argentina Maria do Socorro, nas eleições em Lima, que possui 693.284 eleitores registrados. Tivemos oportunidade de ver de perto o funcionamento de seções eleitorais nos distritos de San Juan de Miraflores, de Villa María del Triunfo e do Barranco", informou.

De acordo com o parlamentar, foram eleitos 130 membros do Congresso e cinco deputados para o Parlamento Andino. Neste ano, ainda conforme o parlamentar, o voto eletrônico, testado em outubro de 2015, em sete distritos, nas eleições regionais e municipais, foi utilizado somente em alguns distritos.

Sérgio Aguiar explicou também como é realizado o sistema eleitoral peruano. “De acordo com a seção 177 da Constituição do Peru, tal sistema é composto por três organismos independentes, que agem dentro dos limites de suas responsabilidades e de acordo com a autonomia de cada um. São eles: Júri Nacional de Eleições, Escritório Nacional de Processos Eleitorais e Registro Nacional de Identificação e Estado Civil”, informou o deputado. O parlamentar observou que a participação de eleitores neste ano foi expressiva, correspondendo a 84,84%.

Em aparte, o deputado Renato Roseno (Psol), elogiou a iniciativa da Copa e ressaltou a importância de se ter parlamentares brasileiros como observadores desse sistema eleitoral, principalmente pelo fato de que a maioria dos países da América do Sul passou por governos ditatoriais ainda recentes e necessitam de um cuidado na legalidade de suas eleições.
LA/AT

Compartilhar Conteúdo

444