Busque abaixo o que você precisa!

Romeu Aldigueri comenta crescimento do PIB do Estado

Romeu Aldigueri comenta crescimento do PIB do EstadoFoto: Paulo Rocha

 
O deputado Romeu Aldigueri (PDT) citou, em pronunciamento pelo primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (29/09), realizada de forma presencial e remota, dado divulgado pelo Governo do Estado sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará de 18,39%, no segundo trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. O parlamentar ressaltou que o resultado percentual foi maior que o brasileiro, que ficou em 12,4% no período.

Ele mencionou ações do Executivo que buscaram estimular a economia local, como o programa Mais Emprego Ceará, em que o Governo do Estado paga metade de um salário mínimo por novo vínculo empregatício formalizado após 20 de julho de 2021 e mantido por até seis meses. Além do Ceará Credi, que liberou R$ 100 milhões para estimular as pessoas montem seu próprio negócio. 

"O que sustenta o crescimento do PIB do Ceará acima da média nacional é um conjunto de resultados trazidos também pelo hub da aviação, pelo Porto do Pecém, pontos de conexão de internet, aos quais se juntarão o hidrogênio verde e outros que virão. Mas o que dará maior força é a formação de cérebros", pontuou. 

O parlamentar informou que proporção de jovens de 18 a 29 anos que concluiu o ensino médio no Ceará atingiu 72,37%, o maior desempenho dos últimos 10 anos, media acima do Nordeste e do Brasil, resultado de um trabalho perene e feito por grandes profissionais, segundo o deputado. 

Romeu Aldigueri lembrou que o crescimento do PIB do Ceará ocorreu ainda no período da pandemia da Covid-19 e enfatizou que isso demonstra que o estadista, quando é sério e dedicado, encontra soluções.

O parlamentar informou que o Ceara é o estado que mais emprega pessoas com deficiência no País, e ressaltou iniciativas como o projeto do Governo que visa possibilitar o refinanciamento de débitos de ICMS, novo decreto simplifica a cobrança do tributo para o setor do vestuário,  a criação da Companhia de Participação de Ativos do Ceará (CearaPar).

Ressaltou também que a previsão de crescimento do PIB do Ceará é de 6,24% em 2021 e ações que deverão contribuir para isso, como atração de investimentos em tecnologia industrial, além do Ceará ser o segundo maior ponto de conectividade de cabos de fibra ótica do planeta.

Romeu Aldigueri afirmou que o Ceará está na fase final de imunização de toda a população adulta, com a compra de doses de vacina diretamente do Instituto Butantã, e pediu que a população não dê ouvidos aos negacionistas e busque se imunizar. Acrescentou que o Governo estadual não deixou de lado as políticas públicas de assistência social, diferente do que é visto nas ações do Governo Federal. 

Em aparte, o deputado Salmito (PDT) ressaltou que "o Ceará é uma terra de oportunidades e isso é fruto do nosso povo maravilhoso". Ele destacou que o estado alcança esses resultados, embora não possuindo os mesmos recursos naturais encontrados em outros locais e que se prepara para a nova economia, quando investe em educação de qualidade e no Cinturão Digital. 

O deputado Júlio César Filho destacou que houve crescimento dos postos de trabalho no Estado, apesar dos desafios provocados pela pandemia e pelas crises políticas nacionais.

Citou a criação de 500 postos de trabalho com instalação de uma nova planta da empresa Robson Crusoé, em São Gonçalo do Amarante. Destacou ainda que o Ceará tem hoje o maior número proporcional de alunos que concluem o ensino médio e isso deverá refletir no futuro da economia do Estado. 

JM/AT


Compartilhar Conteúdo

444