Busque abaixo o que você precisa!

Carlos Felipe cobra reconhecimento de profissionais de saúde e do SUS

Deputado Carlos Felipe Deputado Carlos FelipeFoto: Paulo Rocha

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) cobrou, no primeiro expediente da sessão plenária realizada em formato presencial e remoto durante a manhã desta quinta-feira (09/09), uma maior valorização, por parte do Parlamento cearense, do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos profissionais de saúde.

“Esses profissionais estão na linha de frente no combate à pandemia, arriscando suas vidas, então é muito importante lutarmos pelo seu reconhecimento a partir de nossos mandatos”, defendeu.

Ele informou que, até maio de 2020, 113 mil profissionais de saúde tinham sido infectados pela Covid-19, e destes, a maioria eram técnicos e auxiliares de enfermagem, seguidos por enfermeiros e depois médicos. Já os que mais faleceram proporcionalmente, ainda conforme o parlamentar, foram os médicos.

“A pandemia salientou quão dependentes somos do SUS e desses profissionais, e vai deixar um legado para a saúde, como a manutenção de algumas UTIs que foram abertas e o direcionamento de 16,5% do orçamento estadual para saúde, algo que almejávamos há muito tempo”, disse.

Durante essa reflexão, ele salientou pontos que precisam ser abordados pelos representantes do povo, seja em nível federal, estadual ou municipal, tais como garantir um piso salarial para os técnicos de enfermagem, a valorização salarial de agentes de endemias e enfermeiros, a realização de concursos públicos, principalmente para a categoria médica, e mais recursos para o SUS.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (Progressistas) fez menção ao ex-vereador e cirurgião Iraguassu Teixeira, vítima da Covid-19, e ressaltou que a pandemia marcou a história da medicina mundial, especialmente no Brasil. “É uma doença muito difícil de ser combatida, nos deixou um legado de muitos mortos e é sempre importante registrar que muito mais vidas poderiam ter sido salvas. O profissional de saúde merece ser valorizado”, ressaltou.

PE/LF

Compartilhar Conteúdo

444