Busque abaixo o que você precisa!

Tony Brito ressalta importância do combate ao suicídio

Deputado Tony BritoDeputado Tony BritoFoto: Paulo Rocha

O deputado Tony Brito (Pros) ressaltou, no primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (02/09), a importância das ações do poder público para prevenção e combate ao suicídio no Ceará, além de dar suporte a pessoas com tendências suicidas.

O parlamentar destacou a relevância da campanha Setembro Amarelo, realizada desde 2014, na AL, como de grande importância social e reiterou que os órgãos públicos precisam se empenhar na causa. “Só sabe da necessidade de combater esse mal, que é o suicídio, quem está passando por problemas familiares, com entes amados e próximos, com situações de diversas origens, que estejam em essa ânsia de suicídio. Essas pessoas não estão só. Elas podem contar com o Estado, com esta Casa Legislativa. Nós, como representantes do povo, iremos cobrar ao Poder Executivo que combata isso de forma contundente”, enfatizou.

A pandemia, o desemprego e os demais impactos negativos do período, segundo o deputado, têm interferido ainda mais na vida de pessoas que estão passando por alguma “angústia” ou em quadro de depressão. Por esse motivo, é preciso uma resposta imediata e eficiente para acolher essas pessoas. “Você que está passando por isso pode ligar para o número 188 ou buscar o Centro de Valorização da Vida, que realiza o apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, sobre total sigilo, por telefone, e-mail ou chat 24h”, adiantou.

Tony Brito lamentou o alto índice de suicídio “dentro das instituições policiais” e pediu engajamento do governador Camilo Santana, com a promoção de políticas públicas efetivas na busca de evitar o suicídio dentro dos órgãos. “Estamos com uma campanha, no âmbito do sindicato dos policiais civis, relacionada ao combate ao assédio moral e sexual dentro da Polícia Civil. Esperamos ter o apoio do Poder Executivo, dos parlamentares desta Casa e dos demais poderes da República, pois o assédio moral é sim um dos grandes motivos de suicídio dentro das instituições policiais”, alertou.

O deputado tratou também sobre a dificuldade e demora de implementação, em folha, dos benefícios de servidores por meio da Cearaprev e solicitou aumento da força de trabalhos no órgão para agilizar a liberação dos vencimentos. “Faço aqui esse apelo ao governador Camilo Santana: que seja fortalecido o atendimento da Cearaprev, para dar agilidade nos processos. É triste ver que as pessoas não estão recebendo esses benefícios, essenciais para sobrevivência e alimentação”, disse.

Tony Brito informou ainda que foi procurado por profissionais da saúde que alegam não estar recebendo o pagamento de valores de horas extras, principalmente os que trabalharam na linha de frente contra a Covid-19. O deputado cobrou agilidade do secretário de Saúde para liberar os pagamentos. O parlamentar solicitou ainda a construção de uma passagem que ligaria o bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, e o bairro Jurema, em Caucaia. “Com essa passagem de cerca de 400 metros, a pessoa vai do Conjunto Ceará à Avenida Dom Almeida Lustosa. Isso iria integrar os municípios e trazer grandes benefícios”, afirmou.

O deputado Guilherme Sampaio (PT), em aparte, parabenizou Tony Brito pelo pronunciamento e apontou a importância de se falar abertamente sobre esse assunto, pois há muitas pessoas passando por transtornos que podem levar ao suicídio, sobretudo em um momento difícil como a pandemia. De acordo com o parlamentar, é importante ampliar os esforços, sobretudo na volta às aulas, das pessoas ao trabalho, para saber identificar possíveis casos de suicídio, podendo assim evitá-los.

O deputado Edilardo Eufrásio (MDB) criticou a situação da previdência de servidores em Tejuçuoca. De acordo com ele, casos de pensão estão demorando cerca de quatro meses para a liberação, quando antes o prazo era de aproximadamente 15 dias. “Não precisaria dessa dificuldade. Você vai estar liberando um benefício ou um consignado para alguém que é servidor já efetivo”, pontuou.

GS/AT

Compartilhar Conteúdo

444