Busque abaixo o que você precisa!

Érika Amorim comemora inauguração de novas brinquedopraças

Deputada Erika AmorimDeputada Erika AmorimFoto: Edson Júnio Pio

A deputada Érika Amorim (PSD) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária realizada de forma presencial e remota durante a manhã desta quinta-feira (19/08), a inauguração de novas brinquedopraças, dessa vez nos municípios de Caucaia, Maranguape e Quixeramobim.

A solenidade virtual foi transmitida ao vivo na última quarta-feira (18/08) nas redes sociais do Governo do Estado e contou com a participação da primeira-dama do Estado e coordenadora do programa Mais Infância, Onélia Santana; da secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, e dos deputados Bruno Pedrosa (Progressistas), Osmar Baquit (PDT), Leonardo Pinheiro (Progressistas) e Lucílvio Girão (Progressistas). 

Conforme Érika Amorim, as brinquedopraças são equipamentos simples, mas de grande relevância para as comunidades e, principalmente, para as mães. “Alguns prefeitos até comentaram, ressaltando a vida que o equipamento traz para as comunidades que o recebem”, lembrou.

A parlamentar explicou que o investimento total dos três equipamentos é de aproximadamente R$ 480 mil, e as brinquedopraças fazem parte do Programa Mais Infância Ceará, política pública idealizada pela primeira-dama. “Os espaços foram projetados para o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, disse. 

Ao todo, o Mais Infância Ceará já soma 293 equipamentos, sendo 148 brinquedopraças, 60 centros de educação infantil, 36 brinquedocreches, 24 praças Mais Infância, 20 núcleos de estimulação precoce, duas estações do Praia Acessível, duas fábricas do Mais Nutrição e um Espaço Mais Infância.

Érika Amorim explicou que o Governo do Estado já anunciou a construção de novas brinquedopraças, mas cobrou a implantação de creches no município de Caucaia. “Assim como as brinquedopraças, as creches são de fundamental importância para as famílias e para as mães, que muitas vezes não têm como trabalhar, estudar, capacitar-se, porque precisam cuidar dos filhos. Esses equipamentos não só ajudam o desenvolvimento social e psicológico das crianças, como também trazem mais dignidade para as mães e famílias”, defendeu.

Érika Amorim elogiou também o programa de concessão de 2.054 bolsas de iniciação acadêmica e pós-graduação, anunciado na manhã de hoje pelo Governo do Estado, em live nas redes sociais. As bolsas, segundo a deputada, incluem programas de iniciação acadêmica, pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-doutorado, além de contemplar instituições de ensino superior públicas e privadas e institutos de pesquisa.

“Trata-se de uma medida que vem para fortalecer a produção de conhecimento científico do nosso Estado”, ressaltou a parlamentar.

A deputada também salientou que o município de Pentecoste está avançando na vacinação contra Covid-19, iniciando a imunização de jovens de 12 a 18 anos na próxima semana. 

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PL) propôs que as parlamentares da Casa subscrevam projeto de sua autoria que visa iniciar uma campanha junto às fábricas ou empresas que produzem brinquedos, cobrando uma adaptação de brinquedos para pessoas com deficiência. Segundo ela, a proposta partiu de um grupo de médicas e coordenadoras do Hospital Albert Sabin e vai ao encontro das muitas bandeiras defendidas pelas parlamentares da Casa.

As deputadas Aderlânia Noronha (SD) e Augusta Brito (PCdoB) também comemoraram a inauguração das novas brinquedopraças. Para Aderlânia, os equipamentos são de grande importância na formação das crianças, além de revitalizar as praças e viabilizar sua ocupação pelas famílias. Já Augusta Brito considerou que a iniciativa é de grande importância para as mães solo, pois proporciona dignidade e liberdade para elas e seus filhos.
PE/LF

Compartilhar Conteúdo

444