Busque abaixo o que você precisa!

George Lima lembra centenário de pioneiro da avicultura no Ceará

Deputado George Lima Deputado George LimaFoto: Edson Júnio Pio

O deputado George Lima (PV) destacou, no primeiro expediente da sessão plenária híbrida da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (10/06), o centenário do avô materno dele e pioneiro da avicultura no Ceará, Antônio Edmilson Lima. O parlamentar também comentou sobre projeto de lei de sua autoria que trata da participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da Administração Estadual.

George Lima leu duas cartas em homenagem ao centenário do avô, que faria 100 anos na sexta-feira (11/06), caso estivesse vivo. Da Associação Cearense de Avicultura (Aceav), ressaltando o papel de Antônio Edmilson Lima no desenvolvimento do setor avícola no Ceará, e relatou ter sido ele o responsável pela implantação da marca Granja Regina.

“Pioneiro na atividade, articulou com mais alguns criadores de aves, em 1962, a fundação da Associação dos Avicultores – um marco do associativismo no Estado, e muito contribuiu para o desenvolvimento da agropecuária cearense, que representa hoje uma expressiva atividade econômica, que retém o homem no Interior e proporciona à população proteína animal de qualidade”, segundo a Aceav na carta.

A segunda carta lida por George Lima é de autoria de seu tio, o ex-deputado estadual Carlos Matos. Em carta, o ex-parlamentar frisou que, atualmente, empresas cearenses produzem cerca de seis milhões de quilos de carne de frango por semana e seis milhões de ovos por dia, utilizando tecnologia de ponta em todo o processo.

“Que esse centenário possa ser uma luz que ilumina o futuro para acreditarmos no valor da inciativa privada, na coragem e na ousadia dos homens para romper com o estabelecido, com a capacidade de inovar e consolidar novas áreas de conhecimento e da economia”, assinalou Carlos Matos em carta.

George Lima também comentou sobre o projeto de lei 276/21, proposta de autoria dele, que começou a tramitar nesta quinta-feira (10/06), na Casa. Segundo o parlamentar, o PL foi inspirado na Lei nº 13.460, de junho de 2017, que estabelece normas básicas para participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela Administração Pública.

 “A qualidade do serviço público precisa ser medida para ser melhorada. Aprendi, ao longo da vida, que tudo aquilo que não tem qualitativo e quantitativo não se pode melhorar”, pontuou. George Lima explica ainda que o projeto segue previsão constitucional e oferece ao cidadão cearense mecanismos para avaliar os serviços públicos que utiliza.

“Mas não é apenas o cidadão que se beneficiará com essa futura lei, mas os gestores públicos poderão verificar, com análise de dados claros e objetivos, onde poderão melhorar, o que pode ser modificado ou ainda as práticas que estão bem implantadas, tudo em prol da sociedade”, explicou. Conforme o deputado, a intenção é medir e qualificar os serviços públicos por meio da tecnologia e de um sistema fácil e rápido.

O parlamentar enfatizou ainda a preocupação do Governo do Estado em usar fontes de energia limpas e destacou a participação do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, em evento internacional sobre Hidrogênio Verde, no qual ele apresentou o recém-lançado Hub de Hidrogênio Verde (H2V) do Ceará.

“O Estado do Ceará tem esse potencial de geração de energia limpa. A capacidade de produção, distribuição e exportação do H2V transformará o Estado do ponto de vista econômico e social e ainda contribuirá para a descarbonização do meio ambiente e vai transformar, com certeza, a nossa economia nos próximos anos”, projetou.
BD/AT

Compartilhar Conteúdo

444