Busque abaixo o que você precisa!

Sérgio Aguiar divulga crescimento do turismo no Ceará

Dep. Sérgio Aguiar (PDT)Dep. Sérgio Aguiar (PDT)Foto: Paulo Rocha

 
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) divulgou, no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (31/03), números do Ministério do Turismo sobre o lucro do setor no Ceará, em 2015. O turismo de negócio no Ceará rendeu cerca de R$ 7 bilhões, incluindo passagens aéreas, hospedagem, transporte e alimentação, conforme o Ministério. Ainda de acordo com os dados, os estrangeiros que viajam pelo Brasil deixam cada vez mais dinheiro.
“Somente em janeiro de 2015, os visitantes gastaram aproximadamente US$ 650 milhões , o que representou significativa elevação de 14%, em comparação a janeiro de 2014, ano em que o País sediou a Copa do Mundo de Futebol”, frisou o deputado.

O parlamentar assinalou ainda que a região Nordeste foi citada por 37% das pessoas entrevistadas, sendo apontado como principal alvo dos viajantes, enquanto 36% indicaram o Sudeste (36,8%) e 17% o Sul. Para ele, os dados mostram também a necessidade de investimentos progressivos no desenvolvimento da infraestrutura para receber o turista de forma satisfatória.

De acordo com Sérgio Aguiar, outro estudo do Ministério do Turismo, realizado em parceria com o IBGE e o Sebrae, aponta que Fortaleza foi a cidade brasileira que mais cresceu no ramo turístico em 2014, saindo de 68,5 para 71,9 pontos.

“Está mais do que provado que o Ceará deve aproveitar suas potencialidades turísticas para evitar perdas econômicas, aumentando o número de empregos e a produtividade industrial e comercial. É importante ressaltarmos nosso diversificado leque de opções turísticas. Além dos conhecidos encantos naturais, outras opções passaram a ser exploradas, como o turismo de negócios, que passou a trazer novo perfil de visitantes, com a inauguração do Centro de Eventos do Ceará”, reforçou o deputado.

Para o parlamentar, porém, é preciso investir ainda na qualificação da mão de obra, por meio de cursos profissionalizantes e ensino de idiomas; de novas intervenções em mobilidade urbana, que tornem a experiência de quem viaja mais prazerosa. “Se conseguirmos estes dois pontos, temos certeza que o turista volta, além de recomendar nossa Estado aos amigos e familiares”, sugeriu. AGÊNCIA DE NOTICIAS DA AL

Compartilhar Conteúdo

444