Busque abaixo o que você precisa!

Guilherme Landim informa sobre visita às obras do rio São Francisco

Dep. Guilherme Landim ( PDT )Dep. Guilherme Landim ( PDT )Foto: Paulo Rocha

 
O deputado Guilherme Landim (PDT) comunicou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (13/06), que a Comissão Especial para Acompanhamento das Obras de Transposição do Rio São Francisco fará visitas técnicas, na sexta-feira (14/06), aos municípios de Penaforte e Missão Velha.

O parlamentar informou que a primeira parada da comitiva será ao canteiro das obras da transposição, no município de Penaforte, às 10h. Já em Missão Velha, visitarão o Cinturão das Águas, às 14h. O grupo será formado por 11 deputados, engenheiros, representantes da concessionária responsável, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogeh), Superintendência de Obras Hidráulicas do Estado (Sohidra), além do secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque, e do assessor de Relações Institucionais, Nelson Martins.

“Nosso objetivo é saber como está o andamento das obras do Cinturão das Águas e da Transposição, no trecho entre Salgueiro, em Pernambuco, e Jati, no Ceará. Precisamos saber como estão os repasses de verba. Sem essas obras, as águas do Rio São Francisco não chegarão à Região Metropolitana de Fortaleza”, explicou. Segundo o deputado,  após a visita técnica, a Comissão irá a Brasília para se reunir com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e entregar relatório da situação das obras.

O parlamentar informou ainda que está em contato com deputados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte para criar de uma frente parlamentar interestadual, com o objetivo de cobrar a conclusão da transposição que beneficiará os quatro estados.

O deputado Salmito (PDT), em aparte, ressaltou a importância da obra para o Ceará, por ser o estado com maior escassez de água do Brasil e que tem se preparado para receber essas águas, construindo reservatórios nas mais diversas regiões. “Trabalhamos com muita responsabilidade para tirar esse projeto do papel e garantir a segurança hídrica do nosso Estado”, pontuou.

O deputado Queiroz Filho (PDT), considerou fundamental concluir essas obras e destacou a necessidade de mostrar para a população o andamento dos trabalhos. O parlamentar relembrou das ações do ex-presidente da AL, Wellington Landim, para que a transposição do São Francisco saísse do papel.

O deputado Nizo Costa (PSB) lembrou do trabalho do ex-ministro Ciro Gomes para a transposição do rio São Francisco e reforçou a necessidade de acompanhar o andamento da obra, bem como os repasses de verba que viabilizem a conclusão.

Já o deputado Danniel Oliveira (MDB) se mostrou preocupado com o contingenciamento de verbas do Governo Federal. “Precisamos acompanhar de perto o que está acontecendo nesses municípios. A transposição e o Cinturão das Águas são de extrema importância para a segurança hídrica do Estado”, alertou.

GS/AT

Compartilhar Conteúdo

444