Busque abaixo o que você precisa!

Kajuru defende aprovação de PEC que torna Fundeb permanente

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) pediu nesta quarta-feira (24) apoio para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2019, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para o parlamentar, é imprescindível manter o Fundeb que, para ele, é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no Brasil. O fundo, disse Kajuru, contribui para a diminuição das desigualdades entre os entes federados e tranquiliza os professores quanto à remuneração que recebem. A extinção do Fundeb, no entanto, está prevista para 31 de dezembro de 2020, como alertou o senador.

Cerrado

O senador também defendeu a aprovação de projeto de sua autoria (PL 1.459/2019), que dispõe sobre a proteção do cerrado. O parlamentar ressaltou que o bioma já perdeu quase 50% de sua cobertura vegetal. Ele disse que se trata da savana mais rica do mundo e, no entanto, é um dos biomas mais ameaçados do país.

— O desmatamento no cerrado provoca, além da degradação das fontes hídricas da região, a destruição do habitat que compromete a sobrevivência de milhares de espécies, muitas delas endêmicas, isto é, que só se reproduzem ali e em nenhum outro lugar do planeta — justificou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhar Conteúdo

444