Busque abaixo o que você precisa!

Sérgio Aguiar destaca 21 anos do Porto do Pecém

Dep. Sérgio Aguiar (Pros)O deputado Sérgio Aguiar (Pros) ressaltou, nesta quinta-feira (25/02), durante o primeiro expediente da sessão plenária, os 21 anos de criação do Porto do Pecém, caracterizado como um dos principais responsáveis para o desenvolvimento econômico do Ceará.

“O Porto do Pecém é considerado um dos fatores determinantes para grandes investidores se instalarem naquele complexo, por conta das características naturais, somadas à modernização da infraestrutura. Possuímos um porto diferenciado, com uma estrutura moderna, num enorme parque industrial”, disse.  

Ao destacar a história do complexo portuário, o parlamentar lembrou das críticas iniciais de alguns, por causa da determinação dos sucessivos governadores do Ceará em construir o novo porto. De acordo com o deputado, a luta começou ainda em 1987, pelo então governador Tasso Jereissati. Conforme o deputado, o projeto recebeu o apoio dos sucessivos governadores: "Ciro Gomes, Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal, do meu pai Francisco Aguiar e, novamente,  Tasso Jereissati, que sancionou em  22 de dezembro de 1995 a Lei 12.536, aprovada por esta Casa, criando a Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos)".

Sérgio Aguiar acrescentou que, entre 2010 e 2015, a movimentação de mercadorias do Porto do Pecém somou 33 milhões de toneladas, considerando importações e exportações. Em 2015, como informou, passaram pelo porto sete milhões de toneladas. E, somente no mês passado, em janeiro, foram 700 mil toneladas.

O parlamentar adiantou que o Porto do Pecém receberá o maior carregamento de granéis sólidos da história. Serão 110 mil toneladas de minério de ferro da Vale, destinadas à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). O carregamento partirá do Porto de Tubarão, no Espírito Santo, e será destinado à fabricação das placas de aço da CSP. Para Sérgio Aguiar, a novidade mostra que “essa consolidação da siderurgia no Ceará começa a virar uma realidade”. Além disso, salientou que o Porto vai receber, por mês, outros quatro carregamentos de minério de ferro.

Sérgio Aguiar também comentou projeto, de sua autoria, em tramitação na Assembleia, determinando que restaurantes possam colocar uma página no seu cardápio advertindo sobre os produtos que têm lactose, glútem e açúcar. “Hoje a intolerância, a alergia a esses alimentos é muito grande em toda a sociedade. Estamos garantindo esse direito ao consumidor cearense de se saber quais são os produtos que contém itens, pois, certamente, vamos estar protegendo, além de contribuir com a saúde pública”, argumentou.

Em aparte, manifestaram apoio e enalteceram a propositura os deputados Walter Cavalcante (PMDB) e Odilon Aguiar (PMB).
LS/AT

 

Compartilhar Conteúdo

444