Busque abaixo o que você precisa!

Guilherme Landim sugere comissão para acompanhar obras do rio São Francisco

Deputado Guilherme LandimDeputado Guilherme LandimFoto: Edson Júnior Pio

 
O deputado Guilherme Landim (PDT) anunciou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (13/02), o requerimento, de autoria dele, direcionado à Mesa Diretora para a formação de uma comissão especial para acompanhar por 180 dias as obras da transposição do Rio São Francisco, em especial os trechos que cortam o Ceará.

Segundo o parlamentar, existem cerca de cinco barragens que foram construídas próximas ao município de Brejo Santo que deverão  movimentar uma grande quantidade de água. “Tenho sérias preocupações com as nossas barragens. Recentemente, vimos a Agência Nacional de Águas anunciar estado de alerta para todas as barragens do Brasil e que realizará um monitoramento dos riscos até maio”, salientou.

Ainda de acordo com o deputado, a população da zona rural de Brejo Santo já está preocupada com a barragem de “Boi I”, que está com 10% da capacidade e já apresenta infiltrações. “Esta barragem tem capacidade para 17,5 milhões de m³ e com 10% desse total já apresenta problemas. Precisamos de vistoria urgente. Só a barragem de Porcos terá um total de 135 milhões de m³, precisamos de vistoria”, alertou.

Para o parlamentar, a comissão especial é de extrema necessidade e urgência, no sentido de cobrar do Governo Federal, diante do que ocorreu em Brumadinho. “Se aconteceu em uma barragem de responsabilidade da Vale, imaginem o que não pode acontecer com uma obra do Governo Federal”, ressaltou.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PP) reafirmou o imediatismo que a situação requer e garantiu seu apoio à comissão. “Vou subscrever o requerimento, pois precisamos acompanhar essas obras com urgência”, frisou. O deputado Marcos Sobreira (PDT) também declarou seu apoio. “Estaremos juntos  nessa comissão. Conte com nosso apoio”, pontuou.
LA/AT

Compartilhar Conteúdo

444