Busque abaixo o que você precisa!

Salmito aponta diretrizes de seu mandato na Assembleia

Deputado SalmitoDeputado SalmitoFoto: Edson Júnior Pio

 
O deputado Salmito (PDT) realizou o primeiro pronunciamento durante o segundo expediente da sessão plenária desta sexta-feira (08/02). Ele traçou um histórico ambiental e antropológico do Ceará, que, segundo ele, serve como base para estabelecer as diretrizes de seu mandato.

Para ele, conhecer a origem do povo cearense, assim como compreender “o que é ser cearense”, é de grande auxílio no momento de entender o que o Ceará é, assim como perceber todos os contextos que o compreendem, inclusive o contexto político.

Ele explicou, com base em estudos de intelectuais como Celso Furtado e Parsifal Barroso, que o Ceará não deveria nem ter sido povoado, devido às condições climáticas. O Estado, conforme observou, foi povoado com a pecuária para alimentar o primeiro ciclo econômico.

Esse é o contexto, de acordo com ele, que define o perfil “explorador” do povo cearense. “O povo cearense é empreendedor, desbravador, pois sempre tivemos que lidar com um território que hoje está 96% incluso no semiárido, e, à época de seu povoamento, não havia água para sustentar a vida”, disse.

Sobre esse tema, Salmito comentou que até hoje não há um projeto político nem um programa ou política pública que viabilize uma sustentabilidade econômica, social e ambiental. “O cearense foi forjado pela luta pela água e pela sobrevivência, e tal condição transformou o cearense no judeu brasileiro”, avaliou.

Nesse sentido, ele exaltou o potencial desbravador do cearense, lembrando que o Ceará construiu as economias de grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras. “Tínhamos tudo para ser o estado mais atrasado do Brasil, mas a realidade é outra”, apontou.

Salmito afirmou que o Ceará, atualmente, é o estado com o melhor desempenho no ensino fundamental em todo o Brasil e um dos primeiros no ensino médio. Além disso, apresenta uma gestão fiscal eficiente, sendo referência nacional. “Mesmo no semiárido, temos segurança hídrica e a melhor racionalidade de segurança e gestão hídrica do Brasil, pois temos cultura política para isso”, disse.

Nesse ponto, o pedetista exaltou a gestão de diversas lideranças do Estado, como Tasso Jereissati, Cid Gomes, Ciro Gomes e Camilo Santana. Ele afirmou que uma das linhas de seu mandato visará reconhecer a obra de grandes gestores, independentemente da coloração partidária. O parlamentar disse também que vai analisar os contextos e exemplos no sentido de estabelecer diagnósticos e sugestões para os problemas do povo cearense.

Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) endossou a linha de pensamento traçada por Salmito. “São problemas muito complexos, que requerem uma análise mais aprofundada,. Não podemos nos afundar nas mesmices de sempre, como disputas partidárias. Essa Casa deve ser grande”, afirmou.

O deputado Queiroz Filho (PDT) elogiou a atuação de Salmito à frente da Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza por três vezes. “Seu empenho e articulação permitiram que Fortaleza avançasse em muitos pontos. É ótimo tê-lo entre os parlamentares da Casa”, disse.
PE/RM

Compartilhar Conteúdo

444