Busque abaixo o que você precisa!

João Jaime defende manutenção de dois ursos em Canindé

Deputado João JaimeDeputado João JaimeFoto: Edson Júnior Pio

 
O deputado João Jaime (DEM) fez, nesta quarta-feira (28/11), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, apelo para manutenção de dois ursos-pardos-siberianos do Santuário São Francisco, em Canindé.

Segundo ele, ativistas da causa animal estão reivindicando a retirada dos animais, alegando que o calor da localidade poderia ser prejudicial. Os animais seriam transferidos para um zoológico no interior de São Paulo. “Vamos lutar junto com povo do Canindé e levar (o assunto) ao governador Camilo Santana, para dar as condições adequadas para que continuem no Estado”, disse.

O parlamentar lembrou que há 10 anos o zoológico de Canindé recebeu os ursos – que foram abandonados por um circo - porque nenhum local estava disposto a mantê-los. À época, acrescentou o deputado, resolução foi feita pelo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), estabelecendo as condições para abrigá-los. João Jaime assegurou que todos os critérios foram cumpridos. “Por que há 10 anos não vieram em socorro?”, questionou, destacando que os animais estão totalmente ambientados.

Para o deputado, em vez de retirar os animais, os ativistas poderiam ajudar a mantê-los adaptados onde estão. João Jaime adiantou que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) deverá deliberar sobre a questão até o final dessa semana. “Não quero crer que seja mandando os ursos para São Paulo. O máximo que pode haver de forma justa é dizer o que deve ser feito para sejam adaptados à nova realidade. Tanto o parecer da Semace, como de uma comissão de médicos veterinários creio que seja de adaptar e vamos lutar para essas novas condições”, afirmou.

O parlamentar registrou ainda o falecimento da esposa do ex-prefeito de Ipueiras, Roberta do Titico; bem como de Zezinho Peixoto, ex vice-prefeito de Apuiarés. “Meus votos de pesar a esses dois amigos”, resumiu, solidarizando-se com as famílias.

LS/AT

Compartilhar Conteúdo

444