Busque abaixo o que você precisa!

Dedé Teixeira destaca participação em fórum sobre desenvolvimento rural

Dep. Dedé Teixeira ( PT )Dep. Dedé Teixeira ( PT )foto: Junior Pio

 
O deputado Dedé Teixeira (PT) comentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (13/11), a assinatura do acordo de intenções entre o Governo de Caldas (Colômbia), o Fórum dos Gestores e Gestoras responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste, a Assembleia Legislativa do Ceará e a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia.

O encontro ocorreu no XII Fórum Internacional do Desenvolvimento Territorial e V Congresso Internacional de Gestão Territorial para o Desenvolvimento Rural, realizados de 6 a 9 deste mês em Bogotá, na Colômbia.

Para o deputado, é muito importante estarmos atentos ao desenvolvimento rural, “pois ele está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento urbano”.

No encontro, conforme observou, foram debatidas estratégias de fortalecimento da agricultura familiar, a convivência com o campo, o êxodo rural, entre outros assuntos. “Ver tantos gestores comprometidos com o meio rural consolida vontade política de promover mais desenvolvimento para o País”, frisou.

Dedé Teixeira considerou que o percentual de 18% da população do País que vive no meio rural começa a ser revisto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Esse dado é baseado naquilo que nós entendemos como ‘ruralidade’, mas, a partir do momento em que não podemos considerar uma cidade pequena de interior como ‘urbanizada’, esse percentual aumenta consideravelmente”, disse.

O parlamentar informou ainda que o Governo do Estado lançou, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos, consulta pública sobre a avaliação socioambiental do Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Estado do Ceará (IPF/CE).

O projeto tem como objetivos a implementação de ações de aprimoramento das políticas e estratégias do Estado, reforço institucional, avanço do marco legal e organizacional do setor, medidas de suporte ao uso de novas tecnologias e gestão de informação, além de investimentos massivos em obras de segurança hídrica e de saneamento.

As consultas serão realizadas nesta terça-feira, nos municípios de Senador Pompeu e Solonópole, ocasião em que também será apresentado o projeto Malha D’água – Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central.

Dedé Teixeira informou que o Malha D`água está orçado, inicialmente, em R$ 5 bilhões e visa substituir o Cinturão das Águas no Ceará. Esse sistema adutor, de acordo com o deputado, é composto por uma malha de adutoras de água tratada, que conduzirá água do açude Banabuiú para os municípios de Banabuiú, Solonópole, Jaguaretama, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca, beneficiando a população urbana das nove sedes municipais e dos 37 distritos e atendendo, complementarmente, a população rural.

Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) elogiou o projeto Malha D’água, iniciativa do Governo do Estado, e considerou a inviabilidade de as águas do rio São Francisco chegarem ao Ceará por meio da transposição. Ele lembrou que o presidente da República, Michel Temer, assumiu o cargo com mais de 90% de conclusão nos trechos que ligam o rio ao Ceará e à Paraíba. “Até agora essas águas não chegaram aqui e, quando isso acontecer, terão mais um caminho longo, dificultoso e perda significativa do volume de água até chegar ao Castanhão, o que não ocorre nesse novo projeto”, disse.

PE/AT

Compartilhar Conteúdo

444