Vídeo exibido por Moraes gera indignação em advogados e será questionado
Por Bela Megale / O GLOBO
Advogados dos acusados da tentativa de golpe de Estado mostraram indignação com a exibição de um vídeo com imagens dos ataques golpistas do 8 de Janeiro. Antes de iniciar a leitura de seu voto na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes disse que havia combinado com o presidente do colegiado, Cristiano Zanin, a exibição da gravação que trouxe imagens, especialmente, de confrontos dos golpistas com policiais que tentavam proteger os prédios dos Três Poderes.
Quatro advogados dos oito denunciados relataram à coluna que foram surpreendidos porque o vídeo não consta nos autos. Eles afirmaram que irão questionar o tribunal sobre a exibição do material.
Na visão dos defensores, a gravação teve o objetivo de justificar as penas aplicadas em casos que não estão sob análise neste julgamento, que tem como foco a denúncia contra Jair Bolsonaro mais sete aliados.
A coluna apurou com integrantes do STF que o objetivo do ministro Alexandre de Moraes foi rebater argumentos apresentados pelas defesas, na terça-feira, de que não houve violência por parte de manifestantes dos ataques do 8 de Janeiro.
As imagens do vídeo já eram públicas e foram usadas nos recebimentos de denúncia dos envolvidos nos ataques golpistas.