Busque abaixo o que você precisa!

Levantamento revela que apenas 1% das multas ambientais são pagas em MT

Um levantamento realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) revelou que, de 100 multas aplicadas por crimes ambientais, apenas uma é paga. Segundo a ONG, essa é uma dos principais razões do alto índice de desmatamento ilegal em Mato Grosso.

 

O estado foi responsável por cerca de 20% de desmatamento detectado na Amazônia Legal em 2016. Foi identificado o desmate em uma área de 1.300 quilômetros quadrados. A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso emitiu mais de 600 multas por crimes ambientais entre os meses de janeiro e outubro deste ano.

Durante 2016, mais de 800 multas foram aplicadas e mais de duas mil pessoas, notificadas. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mais de 3,9 mil pontos de desmatamento na amazônia mato-grossensse entre agosto de 2016 e julho de 2017 foram encontrados. Em média, apenas 1% dos responsáveis pelo desmatamento pagaram a multa.

 

De acordo com a gestora ambiental, Ana Paula Valdiones, devido ao processo ser longo, grande parte não paga os valores respectivos das multas. "O processo é longo e às vezes, por falta de recursos, eles deixam de pagar as multas", contou.

O secretário adjunto de Gestão Ambiental, Alex Sandro Marega, explica que, apesar da demora na identificação dos responsáveis pelos desmatamentos, eles são notificados e devem prestar depoimento. "Nós conseguimos identificar os responsáveis e notificamos todos eles", afirmou.

 

Ele contou que a maior parte das identificações de pontos de desmatamentos se deve aos comparativos de fotos antigas do local com as atuais. PORTAL G1

Compartilhar Conteúdo

444