Presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos pede demissão
A presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, pediu demissão do banco de fomento nesta sexta-feira, 26. A executiva será sucedida interinamente por Ricardo Ramos, atual diretor de operações indiretas da instituição. Maria Silvia alegou motivos pessoais para deixar o cargo. A executiva diz que deixa o posto "com orgulho de ter feito parte da história da instituição". A executiva assumiu o cargo em junho do ano passado e era alvo de fogo amigo no governo.
Maria Silvia enfrenta ‘fogo amigo’ no governo
Maria Silvia deixa o BNDES em meio a uma crise deflagrada pela Operação Bullish da Polícia Federal. A investigação apura fraudes e irregularidades em aportes concedidos pelo banco de fomento por meio de sua subsidiária, BNDESPar, à JBS por meio do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. A PF suspeita que o ex-ministro tenha sido um dos mentores e organizador, por meio de sua empresa de consultoria, da transformação da JBS na maior empresa de carnes do mundo.
Por conta da operação, diversos funcionários do banco foram sofreram condução coercitiva, prática criticada dentro da instituição. Em entrevista à coluna Direto da Fonte, de Sonia Racy, logo após a operação, Maria Silvia defendeu funcionários do banco: "É do interesse do seu corpo funcional e da atual diretoria cooperar ostensivamente para saber se o banco foi usado por terceiros, pois seus empregados cumpriram seu papel de forma proba". O ESTADO DE SP