Um ano após ser inaugurado, Hospital de Quixeramobim segue inativo
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Um protesto marcou ontem um ano do que o Governo chamou de “visita inaugural” do ex-governador Cid Gomes (PDT) ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. Apesar de estar construído e equipado, o complexo nunca foi utilizado. Concursados à espera do cargo prometido, políticos e a sociedade civil cobraram a abertura do hospital a autoridades do Estado.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o equipamento ainda não está concluído. Cerca de 4% da obra ainda estaria em andamento. Não há, segundo o órgão, qualquer previsão para finalização ou inauguração do Hospital Regional, que teria capacidade de atender mais de 400 pessoas por dia, de 20 cidades na região. A Sesa responde ainda que o Governo tem negociado com a União recursos para colocar o HRSC em funcionamento, desde o início do ano.
A manifestação de ontem foi organizada, sobretudo, pelos concursados que ainda não assumiram o cargo prometido na unidade de saúde. Sem inauguração à vista, pacientes que precisam de procedimentos de alta complexidade (terciários) recorrem aos serviços da Capital do Estado, a 206 quilômetros de Quixeramobim.
“Principalmente com essa epidemia do zika vírus e da microcefalia, precisamos de um aparato para a população. Lá haveria vários leitos que estão em falta em todo o Estado. Não estamos contra o Governo, nem somos a favor de partido algum, só queremos uma solução’, diz a enfermeira Ana Holanda, de 33 anos.
Na política
“O que eles não percebem é que o gasto com o deslocamento e tratamento dessas pessoas já poderia custear parte do hospital”, avalia o deputado federal Danilo Forte (PSB).
O deputado estadual Tomaz Holanda (PPS) tem cobrado a inauguração do hospital na Assembleia, sem sucesso. Ele também participou da manifestação de ontem.
O vereador de Quixeramobim Rômulo Filho (PSB) pede a mobilização de todas as forças políticas para “colocar o hospital para funcionar”. Segundo ele, o governador Camilo teria dito que a unidade estaria funcionando até o fim deste ano.
“Esse hospital deveria suprir as necessidades da região, inclusive no que diz respeito a especialidades médicas”, disse o parlamentar ao O POVO.
Números
1.640 vagas efetivas foram abertas para suprir o quadro de pessoal do HRSC
R$ 71 milhões do Tesouro do Estado foram investidos para custear a obra, informa o DAE
Saiba mais
Em 28 de dezembro de 2014, no mesmo dia em que fez a visita inaugural ao Hospital do Sertão Central, Cid Gomes assinou autorização para construção de outra unidade regional no Vale do Jaguaribe.
Neste ano, a Assembleia Legislativa aprovou empréstimo de R$ 123 milhões para a obra, embora a gestão alegue que não tem recursos para manter o Hospital em Quixeramobim.
A proposta foi criticada por oposicionistas e, até mesmo, pelo ex-secretário de Cidades do Governo Camilo Santana (PT), o deputado estadual Ivo Ferreira Gomes (Pros). “O Governo tem dinheiro, sim”, disse, na ocasião da votação. OPOVO