Canindé tem 2° maior índice de infestação por Aedes aegypti
O Relatório Técnico divulgado na última quinta-feira, 17, pela Secretaria da Saúde do Estado, reúne informações repassadas por 111 dos 184 municípios cearenses entre a última semana de outubro e a primeira semana de novembro de 2016.
Neste mês, 10,81% (12) dos municípios que realizaram o LIRAa apresentaram alta infestação. Um total de 32 municípios (28,83%) estão em situação de média infestação e 67 (60,36%) apresentaram índice satisfatório após a conclusão do terceiro relatório deste ano. Os relatórios anteriores foram realizados nos meses de abril e julho.
O maior índice de Infestação do estado foi registrado em Capistrano, com 14,5%, seguido por Canindé com 13,7%.
Os municípios são responsáveis pelo planejamento e pelas ações de combate ao mosquito, como por exemplo, as visitas de casa em casa, feita pelos agentes de endemias, e a pulverização de inseticidas. Mas cada cidadão também é corresponsável e precisa fazer vistorias periódicas em seus imóveis para evitar focos do mosquito, como evitar que água de chuva se acumule sobre a laje e calhas, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, encher até a borda os pratinhos dos vasos de planta e eliminar adequadamente o lixo que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas e copos descartáveis.
Com informações assessoria SESA