Busque abaixo o que você precisa!

RR e PA lideram ranking de solidez fiscal em 2016

O estado de Roraima é o campeão em solidez fiscal em 2016, segundo um estudo do "Ranking de Competitividade 2016", realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Group, dibulgado nesta segunda-feira (19). Em seguida aparecem Pará e Mato Grosso do Sul. O grau de "solidez fiscal" indica a qualidade na gestão das contas públicas, e avalia os estados com base em seis indicadores: capacidade de investimento; resultado nominal; solvência fiscal; sucesso da execução orçamentária; autonomia fiscal e resultado primário.

O Amapá foi o estado que mais evoluiu em relação ao ano anterior, passando de 26º colocado em 2015 para 4º em 2016. Outros estados também tiveram uma melhora significativa, como o Rio Grande do Norte, que subiu 19 posições, e Roraima, que avançou 12.

Leia maisSem ajuda, estados ameaçam decretar calamidade pública

O Rio de Janeiro teve a maior queda (12 posições), seguido do Distrito Federal e Espírito Santo, que caíram nove posições.

Segundo o estudo, estados do Norte e Nordeste tendem a ter um desempenho superior a estados do Sul e Sudeste. Em 2016, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul não geraram resultados primários (relação entre gasto e arrecadação, em % do PIB estadual) tão significativos. Roraima, Amapá e Mato Grosso do Sul apresentaram resultados primários positivos e elevados, mostrou o levantamento.

solidez fiscal dos estados (Foto: Arte/G1)

Potencial de mercado
Na categoria "potencial de mercado", o estado mais bem posicionado foi São Paulo, bem à frente dos demais. Mato Grosso ocupou a segunda posição, seguido por Roraima. Rio Grande do Sul teve a maior queda, passando de 10º em 2015 para 24º colocado em 2016. Entretanto,  Acre e Tocantins tiveram significativos avanços, subindo 19 e 18 posições, respectivamente. PORTAL G1

Compartilhar Conteúdo

444