O que o governador Elmano revelou aos deputados sobre a estratégia de segurança do Estado
Em meio a um ambiente político que já começa a ser dominado por especulações sobre 2026, o governador Elmano de Freitas (PT) reuniu, nesta terça-feira (1º), cerca de 30 deputados estaduais de sua base aliada no Palácio da Abolição. No encontro, o governador apresentou as últimas pesquisas feitas pelo Estado e reforçou a prioridade do governo nas ações de segurança pública e alinhou estratégias políticas com os parlamentares.
Durante a reunião, Elmano e o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, foram enfáticos na defesa dos investimentos na área ao detalhar dados da percepção da população em relação às políticas públicas. Segundo apurou esta coluna, o governador destacou os avanços obtidos, mas reconheceu que os indicadores ainda são desafiadores. Afirmou, no entanto, que não haverá recuo no enfrentamento à criminalidade.
A segurança é a área mais espinhosa para a gestão estadual pelo cenário de insegurança persistente e pelo discurso da oposição que tem concentrado críticas justamente na Segurança. Diante disso, Elmano pediu o engajamento dos deputados na aprovação de projetos que envolvam o fortalecimento das forças de segurança, numa tentativa de consolidar o discurso de que a gestão está agindo com firmeza e estratégia no setor.
Apoio confortável na Assembleia
Além do conteúdo técnico, a reunião teve também caráter político: reforçar a coesão da base aliada em um período de pré-aquecimento eleitoral. A presença expressiva de parlamentares, cerca de 30, indica um ambiente favorável ao governo na Assembleia Legislativa, onde Elmano tem conseguido aprovar suas pautas com relativa facilidade.
O encontro serviu como termômetro da base e plataforma para o governo tentar neutralizar o discurso oposicionista com dados e promessas de continuidade nas ações mais sensíveis à população.