Evandro Leitão anuncia decreto que permite o uso de armas de fogo para toda a guarda municipal de Fortaleza
O prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) anunciou que assinará um decreto que permite o uso de arma de fogo para todos os agentes da Guarda Municipal. A informação foi confirmada pelo gestor nesta quarta-feira (26), durante a cerimônia de posse de 254 novos guardas municipais aprovados no último concurso da categoria.
Leitão afirmou que já há armamento disponível para todos os agentes, mas que o processo será realizado de forma gradual e com o devido treinamento dos profissionais.
"À medida que avançarmos na preparação dos guardas, conseguiremos treinar e habilitar todo o efetivo para o uso de armas de fogo nas ruas, garantindo um patrulhamento mais eficiente e uma maior proteção à população. Já temos armamento disponível para todos, mas esse processo será realizado de forma gradual, com treinamento adequado e a devida autorização da Polícia Federal", declarou.
A prefeitura afirmou que, além da posse realizada nesta quarta-feira, outros 254 guardas serão convocados no início de 2026, totalizando os 508 aprovados no último concurso.
Novos pelotões
O gestor municipal reafirmou o compromisso de implementar pelotões nos bairros, medida anunciada no início do mês, para fortalecer a segurança nas 12 regionais da Capital.
"Nós devemos, nos próximos 60 dias, iniciar a implementação dos pelotões nos bairros de Fortaleza. Esse é um compromisso que assumimos na campanha e que iremos cumprir. Esse reforço, somado aos 254 novos guardas municipais que convocamos, ajudará a garantir mais proteção à população fortalezense. Eles estarão presentes nos bairros, nas localidades, nos postos de saúde, nos equipamentos educacionais e nas escolas, levando mais segurança à cidade", disse o prefeito.
Reforço nas Areninhas
As Areninhas de Fortaleza receberam o reforço da Guarda Municipal por meio da Operação Areninha Segura. Realizada pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), a ação tem o objetivo de proporcionar mais tranquilidade para a população que frequenta os espaços esportivos e incentivar o uso desses ambientes.
O patrulhamento preventivo acontece no horário de 16h às 22h e, de acordo com a prefeitura, acontece nas 12 regionais, o que compreende os 110 equipamentos da cidade.