Busque abaixo o que você precisa!

Teremos harmonia muito maior, diz Temer após eleição de Rodrigo Maia na Câmara

temer maia renan dida

Brasília – O presidente em exercício Michel Temer (PMDB) comemorou o resultado da eleição na madrugada de hoje, que elegeu Rodrigo Maia (DEM) como novo presidente da Câmara e ressaltou que se há um Legislativo em oposição ao Executivo fica difícil governar. “Acompanhei com muito cuidado e interesse o que lá acontecia e verifiquei uma coisa curiosa. Estamos pregando a pacificação do País, a harmonia entre poderes de Estado e o que assistimos ontem lá era a pregação de uma harmonia interna, de uma distensão”, afirmou, após cerimônia no Planalto, quando atendeu aos apelos da imprensa para comentar sobre a sucessão de Eduardo Cunha. 

Temer destacou ainda o abraço entre Maia o candidato derrotado Rogério Rosso (PSD-DF) e disse que achou o gesto “interessante”. “No último ato, quando se deu o segundo turno, os dois candidatos se abraçaram, revelando a distensão”, disse. “Naquele momento senti que o Brasil está se distensionando”, afirmou. 

O presidente em exercício destacou a conduta cívica da Câmara e disse que ela é “indispensável para os bons trabalhos legislativos”. “Teremos, penso eu, a partir daí uma harmonia muito maior, que será útil para o Executivo”, disse. “Governo é executivo, legislativo e judiciário. Mas, particularmente no caso do executivo, você precisa ter apoio substancioso do Legislativo. Se você tem legislativo em oposição ao executivo fica difícil governar”, reforçou. 

Temer disse ainda que os candidatos que competiram na eleição de ontem eram quase todos da base e foi uma disputa “competente e elevada”, que teve um resultado “que a Câmara dos Deputados desejou.”

Encontro. Temer e Maia devem se encontrar no Planalto nesta quinta.  Ontem, após a vitória de Maia, Temer usou o seu twitter para parabeniza-lo. “Parabéns a Rodrigo Maia e sucesso na gestão à frente da Câmara dos Deputados”, escreveu o presidente em exercício.

Após a sessão que definiu Maia como sucessor de Eduardo Cunha na presidência da Câmara, por volta da meia noite e meia, depois de várias tentativas, Temer conseguiu falar com o deputado fluminense para cumprimentá-lo. Temer também fez questão de telefonar para o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), a quem deu parabéns pelo desempenho e elogiou a elegância na disputa. 

O governo comemorou o fato de o segundo turno ter sido disputado por dois deputados da base aliada, afinados com o Planalto, mas preferiu não interferir nas negociações, para que este tipo de gesto não acabasse gerando insatisfação no grupo perdedor, que poderia complicar as votações no Congresso, em um momento em que precisam ser aprovados importantes projetos que considera que ajudarão a melhorar o ânimo na da economia. (Carla Araújo e Tânia Monteiro)  O ESTADO DE SP

Compartilhar Conteúdo

444