Busque abaixo o que você precisa!

Lula ficará internado até terça e despachará do Alvorada por pelo menos três semanas após cirurgia no quadril

Por 

 / O GLOBO

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar pelo menos três semanas despachando do Palácio da Alvorada após a cirurgia no quadril direito, marcada para esta sexta-feira. Lula fará uma artroplastia total de quadril, no Sírio Libanês, em Brasília.

 

O presidente sofre com intensas dores na cabeça do fêmur, provocadas por uma artrose, desde agosto do ano passado. Em julho, Lula reclamou publicamente de suas dores durante uma live e afirmou que que tem ficado "irritado", "nervoso" e de "mau humor.

 

A previsão é que Lula coloque uma prótese híbrida, que tem uma parte fixada com cimento ósseo e outra encaixada diretamente no osso. Ao fim da cirurgia, prevista para durar algumas horas, deve haver uma entrevista coletiva do ortopedista, do médico Roberto Kalil e da médica Ana Helena Germoglio, da Presidência da República.

Em julho, o presidente passou por dois procedimentos para reduzir as dores no local. O primeiro tratamento foi uma infiltração, quando o paciente recebe uma injeção de medicamentos diretamente na área afetada. Dias depois, realizou uma "denervação percutânea no quadril direito, que usa substâncias para tentar eliminar as exterminações nervosas que causam dor no paciente.

A previsão é que o presidente fique internado até terça-feira e passe de quatro a seis semanas sem viajar. A meta de recuperação da presidência da República é a COP 28, nos Emirados Árabes, marcada para o fim de novembro. Na volta, há previsão de uma passagem pela Alemanha. Estas são as próximas viagens previstas no calendário do Palácio do Planalto.

Na quinta-feira, antes da cirurgia, Lula deve participar da posse de Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Compartilhar Conteúdo

444