Busque abaixo o que você precisa!

Contas do governo têm o pior resultado para o mês de outubro desde 1997

cedulas dinheiro casa da moeda brasil 20120913 02 original

A forte queda na arrecadação de tributos federais levou a mais um déficit primário nas contas do governo central em outubro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Tesouro Nacional. No mês passado, as contas, que reúnem dados do Tesouro, Previdência Social e Banco Central, foram negativas em 12,27 bilhões de reais, o pior resultado desde 1997, quando se iniciou a série histórica. O resultado equivale a um déficit de 0,69% do PIB.

Com isso, o resultado primário dos dez primeiros meses do ano é deficitário em 33 bilhões de reais. É o pior desde o início da série histórica. Em doze meses, o superávit do governo central acumulado é de 39,1 bilhões de reais. O resultado em doze meses também é o pior da série histórica.

O resultado das receitas de outubro representou uma queda real de 11,5% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 5,4% no acumulado do ano. As despesas, por sua vez, aumentaram 2,9% em relação a outubro do ano passado e caíram 3,3% no acumulado do ano.

As contas do Tesouro Nacional registraram um superávit primário de 7,45 bilhões de reais em outubro. Nos dez primeiros meses do ano, o superávit primário acumulado nas contas do Tesouro é de 41,48 bilhões de reais.

No INSS, as contas tiveram déficit de 19,80 bilhões de reais em outubro e de 74,06 bilhões de reais de janeiro a outubro. Já as contas do Banco Central tiveram saldo positivo de 72 milhões de reais em outubro e negativo de 522,7 milhões de reais nos dez primeiros meses do ano.

(Com Estadão Conteúdo) VEJA

Compartilhar Conteúdo

444