PL avança ao conquistar quatro capitais; MDB comandará maior população
Por Dimitrius Dantas — Brasília / O GLOBO
Os dois partidos com o maior número de prefeituras no Brasil, PSD e MDB, vão comandar também o maior número de capitais. Com a definição dos resultados em todas as capitais com segundo turno, as duas siglas elegeram, cada uma, cinco prefeitos em capitais. O PL, partido de Jair Bolsonaro, foi o que mais cresceu: o partido que não elegeu nenhum prefeito agora comandará quatro capitais: Rio Branco, Maceió, Aracaju e Cuiabá. É a primeira vez que a legenda comandará tantas capitais.
Apesar do mesmo número de prefeituras, o MDB tem a vantagem da vitória em um dos cargos mais cobiçados, a Prefeitura de São Paulo, que possui um orçamento equivalente a de todo o estado do Rio de Janeiro e também a maior população, com 11 milhões de habitantes.
O PL, entretanto, foi derrotado em Fortaleza, 4ª maior capital do Brasil, para o PT, partido de Lula, em uma eleição acirrada que só foi definida no final da apuração, com vitória de Evandro Leitão, o único prefeito petista no Brasil em capitais. Em 2020, o PT não teve prefeitos em capitais.
Para o cientista política e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marco Antônio Teixeira, o crescimento do PSD de 2020 para 2024, além do fato da sigla ter se tornado o partido com o maior número de prefeituras, torna a situação da sigla mais consistente que a do MDB.
— O resultado do PSD me parece mais sólido e como parte de um projeto do partido que tem a liderança do Gilberto Kassab. No caso do MDB, há mais lideranças estaduais, como os Calheiros em Alagoas. Não dá para dizer que é um partido com a mesma coesão — avalia o cientista político.
No caso do PL, Teixeira afirmou que as vitórias são importantes para colocar o partido como uma das principais siglas nas capitais, mas destacou que nenhuma das quatro capitais que serão comandadas pela sigla está entre as maiores do Brasil. A maior vitória do PL foi em Maceió, 14ª capital em habitantes.
Como comparação, as quatros capitais do PL, somadas, tem 2,6 milhões de habitantes, enquanto Fortaleza, a única capital que será comandada pelo PT, tem 2,5 milhões de habitantes. — A última vez que o PT elegeu um prefeito de capital foi em 2016 então, bem ou mal, é um retorno do partido. Mas, nacionalmente, o que a eleição deixou claro é que, hoje, nenhum projeto de prefeitura do PT passa pelo Sul e Sudeste — disse.