Após nota de neutralidade, presidente nacional do PDT anuncia apoio a Evandro Leitão
Escrito por
Presidente nacional do PDT, André Figueiredo anunciou, nesta segunda-feira (14), apoio ao candidato Evandro Leitão, do PT, no 2º turno da disputa eleitoral pela Prefeitura de Fortaleza. O posicionamento acontece alguns dias depois de nota em que defendia a neutralidade partidária do PDT no embate entre Evandro Leitão e André Fernandes (PL).
"A gente está aqui, enquanto PDT, enquanto gente que acredita que os ideais de Brizola tem que estar lado a lado com aqueles que verdadeiramente defendem a democracia. Por isso, nós estamos juntos, vamos construir esse caminho para que Fortaleza possa avançar cada vez mais", disse Figueiredo em vídeo publicado nas redes sociais.
Nas imagens, ele aparece ao lado de Evandro, que agradece o apoio. "Nós estamos aqui firmando um compromisso para Fortaleza, um compromisso onde ele está vindo a se juntar ao nosso projeto. (...) André, muito obrigada por estar acreditando em mim, estar acreditando no projeto que faço parte e por acreditar sobretudo que a população fortalezense merece o candidato Evandro Leitão para ser o próximo prefeito de Fortaleza", diz o petista.
A neutralidade partidária defendida por Figueiredo na última quinta-feira (10) foi seguida pelo prefeito José Sarto (PDT), terceiro colocado nas eleições de Fortaleza. Na sequência, uma série de lideranças do PDT Ceará anunciou apoio a um dos dois candidatos à Prefeitura de Fortaleza.
Para o lado petista, seguiram vereadores de Fortaleza, como Adail Júnior (PDT), Carlos Mesquita (PDT) e Iraguassu Filho (PDT) — este último líder do Governo Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza.
Contudo, a maior parte da bancada do PDT no legislativo municipal seguiu para o lado de André Fernandes, incluindo o presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim (PDT). O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e deputados estaduais pedetistas, como Antônio Henrique (PDT) e Queiroz Filho (PDT), também anunciaram apoio ao candidato do PL.