Busque abaixo o que você precisa!

Genial/Quaest: Lula não vai mal, mas precisa melhorar, Tarcísio tem a pior avaliação em segurança entre quatro governadores

Por Míriam Leitão / O GLOBO

 

 

A aprovação do governo Lula pode ser vista, na pesquisa Genial/Quaest de duas formas, a primeira é você aprova ou desaprova o governo? A outra cartela é avaliação: é bom, regular ou ruim? São dois dados que conversam entre si. O interessante a observar é que a aprovação do governo até aqui, tanto no dado Brasil, quanto em São Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais, é superior à desaprovação. É 51% de aprovação no Brasil, 46% desaprovação; em São Paulo, 50% aprova e 48% desaprova e em Minas a proporção é de 52% e 47%.

 

No Paraná e em Goiás é que a desaprovação é maior do que a aprovação. Esses estados do Sul, onde o agronegócio é forte, tradicionalmente são colégios eleitorais mais desfavoráveis à Lula. No Paraná, 44% dos entrevistados aprovam o governo e 54% desaprovam, em Goiás há 49% de aprovação contra 50% de desaprovação.

 

Já a avaliação da gestão está no meio do caminho. O resultado Brasil mostra que 35% fazem uma avaliação positiva do governo Lula, 34%, negativa. Em São Paulo, os dados são piores: 32% positivo para 37 % negativo.

 

Em resumo, os números mostram que o governo Lula não vai mal, mas precisa melhorar.

 

Esses números são olhados pelos políticos já tendo em vista as eleições presidenciais de 2026, não à toa, a pesquisa foi feita em quatro estados em que há governadores que podem ser fortes candidatos ao Planalto. Os governadores certamente vão analisar com atenção essa pesquisa.

 

Em conversa com Felipe Nunes, CEO da Quest, ele me disse que, na sua avaliação, o grande competidor para 2026 é Tarcísio de Freitas, mas ele tem que melhorar no que diz respeito à segurança. O governador de São Paulo foi mal avaliado nesse ponto. Ele tem feito declarações polêmicas, estimulando uma atuação policial mais agressiva, mas entre os entrevistados apenas 33% fazem uma avaliação positiva do governo paulista ao falar de segurança. O resultado é ruim comparado aos seu pares. Em Minas Gerais, Romeu Zema obteve 43%, no Paraná, Ratinho Júnior, ficou com 48%, e, em Goiás, Ronaldo Caiado chegou a 69% de aprovação no item de segurança.

 

Nunes também se disse surpreso com os resultados de Caiado. Apesar de Goiás ser um estado pequeno do ponto de vista eleitoral, impressiona o fato que a aprovação de Caiado seja de 86%, e a avaliação positiva seja 70%.

Compartilhar Conteúdo

444