Busque abaixo o que você precisa!

Tarcísio, Zema, Ratinho e Caiado: quem tem a maior aprovação que Lula em seus Estados?

Por Ricardo Corrêa e Pedro Augusto Figueiredo / O ESTADÃO DE SP

 

Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior (PSD) e Ronaldo Caiado (União Brasil), os quatro governadores de direita que comandam as gestões de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás, respectivamente, ostentam índices de aprovação superiores aos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seus Estados. A constatação é da pesquisa Genial/Quaest, realizada nessas unidades federativas entre os dias 4 e 7 de abril.

 

Os quatro governadores cujas administrações foram avaliadas são apontados como possíveis pré-candidatos à Presidência em 2026, em eventual disputa com o próprio Lula. Ronaldo Caiado, por exemplo, já colocou publicamente que pretende concorrer. Tarcísio de Freitas tem sinalizado a intenção de concorrer mais uma vez ao governo de São Paulo, já que é o único dos quatro ainda em primeiro mandato. Romeu Zema e Ratinho Júnior têm apontado ser cedo para falar do assunto.

 

De acordo com o levantamento da Genial/Quaest, a maior discrepância se dá em Goiás. Por lá, enquanto Ronaldo Caiado é aprovado por 86% dos eleitores, Lula registra aprovação de 49%. Enquanto isso, são 12% os que reprovam o governador, e 50% os que aprovam o presidente.

 

Há também diferença expressiva no Paraná, onde a gestão de Ratinho Júnior tem 79% de aprovação e 17% desaprovação, enquanto Lula é aprovado por 44% e desaprovado por 54%.

 

Em Minas Gerais, Romeu Zema é avaliado positivamente por 62%, enquanto Lula tem taxa de aprovação de 52%. Enquanto isso, 31% reprovam o trabalho do governador e 47% dizem o mesmo da gestão do presidente.

 

Por fim, a aprovação de Tarcísio de Freitas alcança 62% em São Paulo, com 29% de desaprovação. Lula, por sua vez, é aprovado por 50% e reprovado por 48% no Estado.

 

Foram ouvidos 1.656 eleitores em São Paulo (em 84 municípios), 1.506 em Minas Grais (em 84 cidades), 1.121 no Paraná (56 unidades) e 1.127 em Goiás (47 municípios). As margens de erro são, respectivamente, de 2,4; 2,5; 2,9 e 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Compartilhar Conteúdo

444