Quem ganhou a eleição para senador do Mato Grosso do Sul em 2022?
Os eleitores do Mato Grosso do Sul elegeram, neste domingo (2), Tereza Cristina (PP) como senadora pelos próximos oito anos. Com 75% das urnas apuradas, a candidata foi matematicamente eleita com mais de 60% dos votos válidos.
Ela integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Soraya Thronicke (União Brasil) e Nelsinho Trad (PSD).
As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília). O segundo mais votado foi Mandetta (União Brasil), com mais de 15%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No Mato Grosso do Sul, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:
- Anizio Tocchio (Psol)
- Jeferson Bezerra (Agir)
- Juiz Odilon (PSD)
- Mandetta (União Brasil)
- Professor Tiago Botelho (PT)
- Tereza Cristina (PP)
QUEM É TEREZA CRISTINA?
Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, de 68 anos, é engenheira agrônoma e produtora rural. Eleita deputada federal em 2014, ela está no segundo mandato na Câmara.
Filiada ao PP, a política atuou como ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo de Jair Bolsonaro (PL). Ela ainda dirigiu a Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul e foi secretária estadual de Produção na gestão de André Puccinelli (MDB).
ELEITORES ESCOLHERAM UM SENADOR EM 2022
Nesta eleição, os cidadãos elegeram somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.
Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos). Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.
Em todo o Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Mato Grosso do Sul, segundo os números do TSE, são 1.996.510 eleitores. DIARIONORDESTE