Quem ganhou a eleição para senador no Distrito Federal em 2022?
Os eleitores do Distrito Federal elegeram, neste domingo (2), a senadora Damares Alves (Republicanos) para os próximos oito anos. Com 90,66% das urnas apuradas, a candidata foi matematicamente eleita com mais de 45,04% dos votos válidos.
As urnas encerraram às 17 horas (horário de Brasília). a apuração dos votos começa logo após. É possível acompanhar em tempo real no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No Distrito Federal, concorreram ao Senado Federal os seguintes candidatos:
- Carlos Rodrigues (PSD)
- Damares Alves (Republicanos)
- Elcimara (PSTU)
- Expedito Mendonça (PCO)
- Flávia Arruda (PL)
- Hélio José (Solidariedade)
- Joe Valle (PDT)
- Marcelo Hipólito (PTB)
- Pedro Ivo (Rede)
- Rosilene Corrêa (PT)
- Tenente Coronel Souza Júnior (DC)
- Yara Prado (PSDB)
A senadora Damares Alves (Republicanos) integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Izalci Lucas (PSDB) e Leila Barros (PDT).
QUEM É DAMARES ALVES?
Damares Alves, de 58 anos, é natural de Paranaguá, Paraná, e formada em direito. A candidata se filiou ao Republicanos neste ano.
Atualmente é advogada e pastora evangélica, mas assumiu o cargo de ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de 2019 a 2022, no governo de Jair Bolsonaro.
ELEITORES ESCOLHEM UM SENADOR EM 2022
Nesta eleição, os cidadãos elegem somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.
Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos). Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.
No Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Distrito Federal, segundo os números do TSE, são 2.203.045 eleitores. DIARIONORDESTE.