Busque abaixo o que você precisa!

Padre Kelmon pode ter tirado vitória de Lula no primeiro turno

Por Merval Pereira / O GLOBO

 

O debate de ontem não teve vencedores, o que não é bom para Bolsonaro, mas principalmente para Lula, que poderia ter selado a vitória no primeiro turno se não tivesse batido boca com o padre Kelmon, que estava ali como agente provocador, claramente. E Lula deveria ter entendido isso logo no primeiro momento e ter deixado o falso padre de lado.

 

Se perdeu em bate boca com um candidato que tem zero ponto. Ele respondeu bem, dentro das possibilidades, porque as acusações de corrupção tomaram conta do debate e é um tema muito difícil para ele e para o PT, desde que resolveram não assumir a culpa no grande esquema de corrupção que foi implantado no Brasil.

 

Entrei no debate com a sensação de que Lula ganharia no primeiro turno e sai dele coma sensação de que não vai dar. Ele mesmo, depois do debate, em conversas com jornalistas, tentou fazer de conta que é normal ir para o segundo turno e que não tem problema se acontecer. Mas é claro que ficará frustrado. Se tiver mesmo um segundo turno será preocupante; o debate mostrou como Bolsonaro está desesperado atrás de uma vitória que parece impossível.

 

Nenhum dos dois líderes conseguiu ir além do que foi até agora e, ao levar o caso de Celso Daniel para o debate, foi ao extremo e esgotou todas as suas fichas. Vai passar o segundo turno repetindo o que fala de Lula e do PT desde o início. Talvez isso enfraqueça a campanha dele.

 

Se Lula não perder voto, nem aumentou sua rejeição, que é o objetivo de Bolsonaro, depois de todas as acusações do debate de ontem, não vejo como mudar o quadro eleitoral. Simone Tebet foi a melhor candidata em todos os debates. É uma figura muito interessante na política, torço para que tenha continuidade, se torne ministra de um futuro governo porque é uma liderança ascendente. É desse tipo de político que o Brasil precisa: sério, que leva a sério as questões do dia a dia, sabe fazer política, inteligente, com senso de oportunidade.

Compartilhar Conteúdo

444