Debate na Globo: Bolsonaro cumpre missão e Lula cai em armadilhas, aponta levantamento
Por Fernanda Alves — Rio de Janeiro O GLOBO
O candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva foi quem se saiu pior no debate da Globo desta quinta-feira entre os quatro principais candidatos à Presidência, segundo levantamento da consultoria Quaest. Dados coletados mostram que Ciro Gomes (PDT) teve mais menções positivas na internet, seguido por Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB). A avaliação é de que o petista se mostrou irritado com as provocações dos adversários, enquanto Ciro e Tebet se mantiveram estáveis e Bolsonaro não aumentou sua rejeição.
Segundo o diretor da Quaest Felipe Nunes, o ex-presidente perdeu pontos ao cair nas armadilhas dos adversários. Lula se irritou com questionamentos do atual presidente e do candidato do PTB, Padre Kelmon. Em um dos embates, após o padre vincular o petista a escândalos de corrupção e ao governo da Nicarágua, ele respondeu o chamando de “impostor” e candidato “laranja”. Os dois tiveram que ser interrompidos mais de uma vez pelo apresentador, William Bonner.
— Lula caiu na armadilha da estratégia bolsonarista e, irritado, não fez um bom debate. Bolsonaro jogou para não aumentar sua rejeição e saiu do debate com a missão cumprida. Ciro e Tebet precisavam segurar seus eleitores. Os dados coletados pela Quaest mostram que foram bem sucedidos nessa empreitada— explica.
Quem teve mais menções positivas nas redes durante o debate foi Ciro Gomes, com 49,2%, contra 50% de posts negativos. Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 49% de comentários favoráveis, seguido por Simone Tebet, com 45,2%. Lula aparece em quarto lugar, com 43,5 %.
O levantamento mediu também as palavras mais comentadas na internet durante os blocos do debate. Termos como "direito de resposta", "padre de festa junina", "candidato laranja" e "leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc" estão entre as expressões mais populares.
Felipe Nunes ressalta ainda o impacto eleitoral que o debate pode causar nos votos, principalmente nos eleitores indecisos. Dados da pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira mostravam que 21% dos eleitores diziam poder mudar de voto após o embate entre os presidenciáveis.
— Foi um debate com grande impacto na sociedade. Para efeito de comparação, o debate da Band teve alcance de 134 milhões de contas, já o debate da Globo chegou a um alcance de 204 milhões — avaliou Nunes.