Busque abaixo o que você precisa!

Datafolha no Rio: Castro tem 31%; Freixo, 26%

 

Dentro da margem de erro, de três pontos porcentuais para mais ou para menos, o candidato do PL chega ao mínimo de 28%, enquanto o do PSB pode ir a até 29%.

 

A pesquisa anterior, divulgada no dia 18, apontou um empate técnico entre o governador, que tinha 26%, e Freixo, 23%, com a margem de erro de três pontos para mais ou para menos. Na comparação com a primeira sondagem, Castro subiu cinco pontos porcentuais e Freixo ganhou três pontos porcentuais.

Na sequência aparecem os candidatos Rodrigo Neves (PDT), que foi de 1% para 2%. Paulo Ganime (Novo), que não foi citado na primeira pesquisa, agora tem 1%.

O ex-governador Wilson Witzel (PMB), que sofreu impeachment no ano passado, aparece na quarta posição, caindo de 4% para 3% na atual pesquisa. Witzel está inelegível, segundo o Tribunal de Justiça, pelo prazo de cinco anos. O ex-governador também está proibido de exercer qualquer função pública e tenta na Justiça recuperar seus direitos políticos.

Castro também apresentou um desempenho melhor para o segundo turno, no qual apareceu liderando pela primeira vez, de acordo com a pesquisa divulgada nesta quinta-feira. Na anterior, ele e Freixo também estavam tecnicamente empatados. Nas intenções de voto para o segundo turno, Castro foi de 38% para 44%. Freixo caiu de 39% para 37%.

Witzel lidera a rejeição entre os candidatos ao governo. O número de eleitores que disse que não votaria no ex-governador subiu de 50% para 52%. Em seguida vem Freixo, que reduziu um ponto porcentual de sua rejeição, de 26% para 25%. Castro também teve queda em sua taxa, de 21% para 18%.

Na disputa pelo Senado, Romário (PL) segue à frente com 31% das intenções, enquanto Alessandro Molon (PSB) se manteve com 12%. Clarissa Garotinho, do União Brasil, foi 4% para 8%; Cabo Daciolo (PDT), caiu de 11% para 8%.

A pesquisa do Instituto Datafolha ouviu 1.202 pessoas entre 30 de agosto e 1º de setembro, em 34 municípios do Estado do Rio. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-06061/2022.

O ESTADÃO

Compartilhar Conteúdo

444