Busque abaixo o que você precisa!

Bolsonaro lidera no uso do TikTok entre pré-candidatos à Presidência

Daniel Gullino / O GLOBO

Após se destacar pelo uso das redes sociais nas eleições de 2018, o presidente Jair Bolsonaro tem ao menos um novo trunfo nessa área para a disputa deste ano: até o momento, é o pré-candidato à Presidência com maior presença no TikTok, rede social em ascensão. A maioria dos rivais de Bolsonaro nem mesmo possuem conta na plataforma, enquanto os que têm ficam bem atrás do presidente em número de seguidores.

O Brasil tem cerca de 4,72 milhões de usuários de TikTok, de acordo com dados de 2021 da consultoria alemã Statista. É o segundo país que mais usa o aplicativo no mundo, atrás apenas da China. Apesar do potencial de crescimento, que incomoda as concorrentes, o número ainda é baixo se comparado ao Facebook e ao Instagram (que têm 148 milhões e 114 milhões de usuários no país, respectivamente).

Bolsonaro tem 769 mil seguidores na rede social, que usa desde junho do ano passado. A presença no TikTok ainda é raridade entre os principais pré-candidatos: Luiz Lula da Silva (PT), Sergio Moro (Podemos), João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) não tem contas.

Os únicos outros postulantes à Presidência que também marcam presença são André Janones (Avante), com 148 mil seguidores, e Ciro Gomes (PDT), com 59 mil. Os dois começaram a utilizar o TikTok em abril de 2021, poucos meses antes de Bolsonaro, mas os dois tem um volume de postagens menor do que o do presidente. 

Como o GLOBO mostrou na semana passada, outros políticos também investem na rede, como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) e o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP).

Bolsonaro tem uma produção específica para a rede social, publicando geralmente montagens com trechos de discursos seus ou de suas interações com apoiadores, sempre com uma música ao fundo. Já foram postados mais de 300 vídeos.

Aproveitando o estilo mais descontraído e jovial da rede social, o presidente publicou na semana passada um trecho de uma série de animação do grupo X-Men, para lamentar a morte de Isaac Bardavid, dublador do personagem Wolverine.

Se não entra diretamente na moda das "dancinhas" do TikTok, Bolsonaro ao menos terceiriza isso para sósias seus, publicando vídeos de pessoas parecidas com ele. No mês passado, postou uma dessas gravações com as hashtags "#gingado" e "#danca".

A rede social, contudo, não é bem-vista por todos os integrantes do governo. Há duas semanas, a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) afirmou que a gravidez de crianças e de adolescentes “está muito atrelada” ao uso do TikTok.

Ciro Gomes também tem investido na rede social, chegando a publicar vários vídeos por dia. Suas publicações, no entanto, tem um formato mais tradicional e geralmente se limitam a apenas cortes de discursos ou entrevistas, sem grandes edições.

Janones, que é o único do três que não tem uma conta verificada, tem uma produção menor e publicou apenas quatro vídeos neste ano.

Apesar de não ter um perfil oficial, Lula conta com produção de apoiadores. Há duas contas dedicadas ao ex-presidente, uma com 539 mil seguidores e outra com 139 mil. Apesar das suas utilizaram o nome "oficial", a assessoria do petista afirmou que ele não tem perfil no TikTok.

Compartilhar Conteúdo

444