Busque abaixo o que você precisa!

Forças políticas de Caucaia se mobilizam para eleição de outubro

A disputa eleitoral em Caucaia promete ser uma das mais acirradas em 2016. Pelo menos sete nomes são cotados como pré-candidatos no Município. No último sábado, o Psol deu início ao desenho da disputa, com a pré-candidatura de Daniel Gadelha. Diante do cenário, eleição deve ser resolvida em segundo turno. O PSB, que se estrutura na cidade, prepara a candidatura do presidente da Câmara Municipal, Sílvio Nascimento. Além dele, podem entrar na disputa o deputado estadual Naumi Amorim (PMB), o vice-prefeito, Paulo Guerra (PDT), o deputado federal José Airton Cirilo (PT), dentre outros.

 No lançamento da pré-candidatura, militantes do Psol criticaram a atual gestão, principalmente nas áreas da saúde, educação, preservação do meio ambiente e de terras indígenas. O partido pretende viabilizar também candidatura para o Legislativo. “Essa será uma disputa interessante em Caucaia, porque há disputa no meio das oligarquias. Nós podemos ser o diferencial”, afirmou o deputado estadual Renato Roseno (Psol). Outra candidatura articulada em Caucaia é a do presidente da Câmara, Sílvio Nascimento. Encabeçada pelo presidente estadual do PSB e deputado federal, Danilo Forte, a pré-candidatura do vereador já teria apoio de seis vereadores, além de um arco de aliados oriundos da base eleitoral de Forte. O próprio deputado chegou a ser cotado como candidato no município e protagonizou troca de farpas com Lia Gomes, irmã dos ex-governadores Ciro e Cid Gomes. Ano passado, Lia era cotada para a disputa, inclusive com o apoio do atual prefeito. No entanto, diante da pressão de outros aliados, Góis foi à Câmara anunciar que não apoiaria nenhuma candidatura. A estratégia de Washington foi seguida pela retirada da candidatura da médica.

Articulações

Outro possível candidato de peso no município é o deputado Naumi Amorim, que obteve a terceira colocação nas eleições de 2012. Recém-filiado ao PMB, ele busca apoio dos Ferreira Gomes e do governador Camilo Santana (PT), que têm pouca presença política no município. 

Com provável disputa em Fortaleza, PT e PDT podem estar em pólos opostos também em Caucaia. José Airton Cirilo já declarou interesse em ser candidato e chegou a transferir o domicílio eleitoral para Caucaia. Já o PDT deve apoiar candidatura do partido, com o vice-prefeito Paulo Guerra.

 

Outro aliado da atual gestão cujo nome é ventilado é o secretário da Saúde, Deuzinho Filho (PCdoB). Ele já chegou a ser o vereador mais votado do município, mas, em 2012, teve a candidatura indeferida por improbidade administrativa. “Há muitos nomes expostos, mas com estrutura de campanha consolidada, base política e projeto para a cidade, não. Ainda está muito em aberto”, pontua Forte. Para o deputado, o atual prefeito está “totalmente omisso” dentro do quadro político-administrativo e não conseguiu mobilizar nenhuma candidatura da sua base, devido à sua rejeição. (Jéssica Welma - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

Saiba mais

 

Além das figuras com tradicional peso político em Caucaia, como o ex-prefeito José Gerardo Arruda (PMDB), outros nomes são ventilados, como o do presidente da Cooperativa Esperança, Baiano Ximenes (Rede), do vereador Eduardo Pessoa (PRP), e do presidente do PTC de Caucaia, Hipólito índio, conhecido como Potim.

 

O pré-candidato do Psol, Daniel Gadelha, destaca a relação cotidiana com o município com oum dos aspectos principais da sua pré-candidatura . Para ele, potencial econômico de Caucaia atrai “forasteiros”.

Compartilhar Conteúdo

444