Busque abaixo o que você precisa!

COLUNA DO VIANA DIA 04

Dinheiro do carnaval vai combater o Aedes

        

Atitude sem dúvida muita sensata tomou e já fez a devida divulgação, o prefeito Átila Câmara, de Maranguape: "suspendemos o carnaval e os recursos vão ser utilizados no combate ao Aedes Aegypti", enfatiza. Em mais uma atitude prudente e com foco no bem estar da maioria da população, a posição do jovem prefeito repercutiu de maneira favorável junto à comunidade local, autoridades e órgãos de controle. O total de recursos próprios, da ordem de R$ 300 Mil Reais (tesouro municipal), será destinado à execução de uma grande força tarefa contra o famigerado mosquito, responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya. A ideia em investir nesta ação é justificada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que estuda a necessidade de declarar emergência mundial ao vírus zika, porque este apresenta maior risco do que a epidemia do Ebola.

Varredura - De acordo com o que informa o Núcleo de Comunicação da PMMaranguape, à frente Ingrid Freitas, "diante da decisão do prefeito Átila (foto), a cidade já começa a passar por uma grande varredura envolvendo profissionais da saúde, educação e agentes de limpeza, que contam com um maquinário pesado na luta contra o mosquito. A meta é visitar os 23 mil domicílios da cidade, levando orientação aos moradores sobre a forma correta de combater a infestação do Aedes. Por isso, novos agentes de limpeza e agentes de endemia estão sendo contratados para reforçar o quadro".

E mais - A Prefeitura de Maranguape ainda está fazendo a aquisição de materiais de limpeza para garantir a eficiência dos serviços e a confecção de informes educativos. Para complementar a força tarefa contra o mosquito, máquinas e caminhões realizam a limpeza dos terrenos e quintais que tenham acúmulo de lixo. Estudantes assistirão palestras e participarão de ações educativas com o objetivo de replicar as orientações junto às suas famílias. A denominada força tarefa no combate ao mosquito tem prazo de seis meses para execução do trabalho com base num planejamento prévio. Destaque-se, ainda, que o período coincide com a quadra chuvosa no Ceará, quando o Aedes tem maiores chances de proliferação.

Repeteco 2013/14 - Lembra o setor de comunicação da PMMaranguape que em 2013 e 2014, os recursos do tesouro municipal, que também seriam para o carnaval, também da ordem de R$ 300 mil, serviram para a construção de poços profundos nas áreas mais atingidas pela seca na zona rural do município. A decisão foi tomada depois que o prefeito perguntou à população (via internet) sobre o que gostaria: festa de carnaval ou poços profundos. A maioria esmagadora optou por buscar solução para o problema de abastecimento. E assim foi feito. Agora, a verba do carnaval terá aplicação para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica. Eu e o Marcos Saraiva, em nome dos nossos espaços jornalísticos, no jornal O Estado (impresso e internet), TV O Estado online, sistema antoniovianaonline-www.avol.com.br e Rádio Cidade (Política Especial) - expressamos total apoio à iniciativa maranguapense. Parabéns ao bom senso.

Legislação eleitoral - Estamos em pleno ano de eleições municipais e por isto chamamos a atenção dos candidatos a prefeito e a vereador. Preparem-se e se informem das mudanças na legislação eleitoral. Vem aí o Seminário Especial para Candidatos e Assessores de Campanha.

Saiba mais - Como se preparar e evitar problemas com a Justiça Eleitoral nas eleições municipais de 2016 com a participação de grandes nomes da Advocacia Eleitoral do Ceará? Primeiríssima mão: anote na sua agenda o dia 17 de Março, uma quinta-feira, no Centro de Eventos do Hotel Recanto do Uirapuru, próximo ao Castelão. Depois não diga que eu não avisei. Fique atento, fique ligado e você vai ficar sabendo tudo a respeito deste Seminário, pois, eu e Marcos Saraiva, no O Estado (impresso e internet, TV O Estado online; Política Especial, na Cidade AM 860, em nossos dois horários e no sistema antoniovianaonline-www.avol.com.br) -vamos dar toda a cobertura. Queremos colaborar com a Justiça Eleitoral, com os Partidos Políticos e principalmente, com os Candidatos e Assessores da Campanha de 2016, que será bem diferente das anteriores. Anotem para conferir.

Compartilhar Conteúdo

444