
O município de Icapuí registrou a maior chuva do Ceará neste ano, segundo dados divulgados nesta manhã pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre as 7h de sábado (11) e as 7h deste domingo (12), o Posto Icapuí registrou 216 milímetros.
O Brasil parece tomado de assalto por profetas do caos. Pessimistas, preveem uma sucessão de catástrofes derrubando indicadores econômicos, turvando o ambiente político e antecedendo rupturas sociais. Alguns, inclusive, ganhando dinheiro com isso. No que depender de minha gestão como presidente do Senado Federal, os profetas do caos terão de procurar outro meio de vida. Estou preparado para trabalhar diuturnamente para repor o Brasil nos trilhos do crescimento e do desenvolvimento, com mais justiça social.Só há uma palavra de ordem a nos conduzir: reformar, reformar, reformar.
Na última semana, o Espírito Santo foi o centro das atenções no que pese à greve da Polícia Militar, o que deflagrou uma onda de violência sem precedentes na cidade capixaba, principalmente. Diante da gravidade, o Exército Brasileiro fora convocado para assumir a segurança pública no Estado. Quem nasceu até os anos 1960, isso teria o significado de repressão e cassação da liberdade do indivíduo. Todavia, de forma irônica, hoje, os militares foram ao Espírito Santo para libertar o povo e protegê-los contra a criminalidade.
O aquecimento global, que já elevou em cerca de 1,5°C a temperatura do Nordeste, tem acendido sinais de alerta. Previsões climatológicas para décadas à frente estão virando realidade hoje. Oscilações pluviométricas, derretimento precoce de gelo no Ártico, anos cada vez mais quentes. A possibilidade de um sexto ano de chuvas abaixo da média no Ceará também antecipa um cenário que só deveria chegar em 2050, quando o semiárido teria cada vez mais anos consecutivos de seca.
Em meio à crise de segurança pública que afeta o Espírito Santo, o site G1 fez levantamento para apurar o salário inicial de policiais militares em todos os estados; Goiás é o estado com o melhor salário: R$ 4.570,59; no Distrito Federal e Roraima, o salário dos policiais é pago com verba da União; pior salário é o pago pelo Espírito Santo, onde a categoria está em greve; em Goiás, o governador Marconi Perillo concedeu reajuste de 12,33% aos servidores da Segurança Pública, em novembro de 2016.
Relatório Final do Inquérito nº 4005, produzido pelo Grupo de Inquéritos do Supremo Tribunal Federal e que investiga o Núcleo "Eduardo Campos" no recebimento de propina por contratos superfaturados nas obras da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, a que o Blog de Noelia Brito teve acesso, aponta para o que seria uma "intensa e suspeita movimentação financeira do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), tanto em suas contas pessoais, como por meio das contas de empresas de sua titularidade.
“A questão real, e é necessário ser franco sobre isso, não é a quantidade, mas a qualidade das prisões, mais propriamente a qualidade dos presos", escreveu o juiz Sergio Moro; "O problema não são as 79 prisões ou os atualmente sete presos sem julgamento, mas sim que se tratam de presos ilustres, por exemplo, um dirigente de empreiteira, um ex-ministro da Fazenda, um ex-governador de Estado, e, no presente caso, um ex-presidente da Câmara dos Deputados”, conluiu, sugerindo que Gilmar Mendes está preocupado com Eduardo Cunha – e não com os presos preventivos de forma geral.
Tenho assistido a indignação dos meus colegas servidores de carreira do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM ante aos ataques repetidos a este órgão sexagenário que foi criado em 1954 e que passa neste instante por momentos de insegurança jurídica quanto à sua existência pelos motivos já de todos conhecidos. Sou Procuradora de Contas concursada a mais de 20 anos, dedico-me exclusivamente a esta atividade de representar a sociedade junto ao Ministério Público de Contas em parceria com os meus colegas Procuradores Júlio Rola e Cláudia Patrícia e não me sinto a vontade para assistir inerte infundadas adjetivações agressivas ao TCM sem o mais remoto fundamento fático ou material.
O plano de ação das Forças Armadas no Espírito Santo não se limita a restabelecer e manter a segurança nas ruas de Vitória e cidades vizinhas. Prevê um leque de providências que Inclui a remoção de mulheres de policiais militares que acampam há mais de uma semana defronte dos quarteis da PM. Consta do planejamento o uso da força, se necessário. A medida, considerada extrema, foi mencionada em reunião de autoridades federais e estaduais, sábado, na sede do governo capixaba.
"Eu me sinto naqueles filmes de zumbi em que as pessoas de repente somem da cidade. Só que, em vez de mortos-vivos, eu temo encontrar bandidos.” Na porta da casa da irmã, Fernando Antonio dos Santos se refere ao silêncio perturbador das ruas desertas na periferia de Vitória, a capital do Espírito Santo. E as poucas pessoas que andam por ali se olham com medo umas das outras. Nas cidades mais violentas do Brasil há sempre um risco em cada esquina.
O céu “carregado” d’água que pairou sobre quase todo o Ceará da madrugada da última sexta-feira, 10, até a tarde deste sábado, 11, foi visto como esperança pelos que anseiam pela recarga dos reservatórios que hoje operam com somente 6,2% de sua capacidade. Em todo o Estado, as últimas 24 horas registraram as maiores e mais distribuídas chuvas deste ano, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
TEMER: “POSSO TER DEMORADO A FALAR, MAS NÃO DEMOREI A AGIR”
O presidente Michel Temer disse que desde o primeiro momento em que soube o que acontecia no Espírito Santo tomou providências. Ele recebeu um telefonema, às 7h da manhã da segunda, do governador em exercício César Colnago e telefonou para o ministro Raul Jungmann para que ele fosse ao Espírito Santo e colocasse as forças federais à disposição do estado. Disse que nos dias seguintes só não se pronunciou porque a segurança é atribuição estadual, e por isso é preciso oferecer ajuda, mas não atropelar as instituições do estado.
O cenário de perdas salariais, estopim do motim de policiais militares no Espírito Santo, é comum a outros Estados do país. Levantamento da Folha em 19 unidades da federação mostra que o salário inicial da categoria aumentou nos últimos cinco anos, mas ficou abaixo da inflação em pelo menos oito delas, incluindo o Espírito Santo.